Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Maternidade do HPGCS já realizou mais de 70 partos no primeiro quadrimestre de 2022

Por Governo do Pará (SECOM)
11/05/2022 15h28

A maternidade do Hospital Público Geral de Castelos de Sonhos (HGPCS), em Altamira, tem um Centro Obstétrico com profissional médico ginecologista e obstétrico, para atendimentos de urgência e emergência 24 horas. Em funcionamento desde janeiro de 2021, a maternidade tem sido cada vez demandada na região. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 77 partos realizados, sendo 44 cesarianas e 33 partos normais.

Antes da oferta do serviço, as mães de Castelo de Sonhos, que precisavam do serviço de obstetrícia e genecologia, tinham de se descolar cerca de 150 km para dar à luz aos filhos, em Novo Progresso, município também no sudoeste do Pará. Ou viajar cerca de três horas (210 km) até à cidade mato-grossense de Guarantã do Norte (MT).

O Hospital Público Geral de Castelos de Sonhos (HGPCS), em Altamira, investe em estratégias para ampliar a humanização no parto e puerpério, incentivando o aleitamento materno, priorizando o parto normal e capacitando as equipes para aprimorar os serviços ofertados.

Texto de Moisés Sodré