Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PPA 2020-2023

Transporte, turismo e educação estão entre as demandas da Região Rio Caeté

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/05/2019 20h18

Demandas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e turismo foram apresentadas pela população da Região de Integração Rio Caeté, na manhã desta sexta-feira (24), durante a audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, realizada no município de Capanema, no nordeste paraense. Cerca de 190 pessoas participaram da audiência, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Foram apresentados ao público os compromissos estratégicos previstos pelo Governo do Estado para a região, e os técnicos ouviram sugestões de melhorias de representantes da população. O secretário adjunto de Planejamento e Orçamento da Seplan, Adler Silveira, destacou a importância da participação da sociedade no processo de construção do PPA e da LOA.

“É muito importante esse momento, em que o planejamento do Estado é trabalhado em conjunto com a sociedade, escutando os anseios da população e, ao mesmo tempo, expondo e apresentando aquilo que o Governo já tem desenhado para os próximos quatro anos”, avaliou, acrescentando que “ao mesmo tempo em que a população deixou claras as necessidades da região, pode entender como funciona o planejamento estratégico do Estado e suas consequências para a sociedade”.

Também participaram da abertura da audiência o prefeito de Capanema, Chico Neto; o vice-prefeito de Bragança, Mário Júnior, e o defensor público de Bragança, Gabriel Montenegro, que reconheceu a necessidade de o planejamento considerar as realidades de cada região. “A gente percebe a iniciativa do poder público de tentar melhorar a realidade da região, que ainda tem um índice grave no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, citou.

Para que as sugestões apontadas possam estar alinhadas com as reais necessidades do município, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) apresentou o cenário socioeconômico e ambiental da Região Rio Caeté, destacando indicadores relacionados à taxa de analfabetismo, acesso à educação, infraestrutura etc. Ainda durante a primeira parte da audiência, o secretário adjunto Adler Silveira apresentou os investimentos estratégicos já previstos no projeto do PPA 2020-2023.

Demandas – Informados sobre como funciona o processo de planejamento estratégico, o público apontou as áreas que demandam maior atenção do poder público. Secretária municipal de Desporto e Lazer de Capanema, Priscilla Cordeiro destacou a necessidade de locais de prática de lazer para os jovens. “Não podemos esquecer que o esporte também é uma ferramenta de transformação social. Ele é uma ferramenta de inclusão para a juventude e, hoje, a gente sente falta desse espaço dentro da nossa cidade”, disse a gestora municipal, informando que “hoje pagamos R$ 400,00 para que os nossos atletas joguem durante três horas dentro de um ginásio particular. Isso é desleal para uma região que está em um polo geográfico como o Rio Caeté”.

Ainda no que se refere à Capanema, o vereador do município, Paulo Hermes, destacou o potencial turístico da região. “Também precisamos tratar o turismo nessa região, através do incentivo, do treinamento  das pessoas, da reforma de prédios públicos e das estações de trem”, pontuou.

Na área da infraestrutura, o prefeito Chico Neto destacou a urgência da pavimentação da Rodovia PA-448, que já está contemplada no projeto atual do PPA 2020-2023.

Já o prefeito de Quatipuru, Luiz Pereira, frisou a necessidade de acesso ao ensino superior no município. “Não temos a presença do ensino superior através das universidades públicas. O pleito que fica é por uma universidade para o município de Quatipuru”, propôs o prefeito.

Estrutura - O vice-prefeito de Bragança, Mário Junior, ressaltou que o município é o principal exportador de pescado congelado do Rio Caeté. “Bragança tem ênfase na produção pesqueira. Então, nós gostaríamos que fosse incluída no PPA a implantação de um ancoradouro para embarque e desembarque, e que nele nós possamos ter também a avaliação da qualidade desse material”, disse o gestor municipal. “Precisamos da estrutura adequada, até porque os países que recebem o nosso pescado exigem, através de sua legislação, essa questão”, enfatizou.

O secretário de Saúde de Santa Luzia do Pará, Manoel Messias, destacou a importância da qualificação profissional. “Precisamos discutir a questão da capacitação de profissionais de saúde de forma macrorregional, o que, há certo tempo, não temos a contento”, afirmou.

Diante de tantas propostas, o produtor rural José Dias demonstrou confiança no projeto que resultará do processo de elaboração do PPA. “Hoje eu trabalho na agricultura, e nós temos carências de saúde, de limpeza, mas tenho certeza que isso vai ser tudo amenizado a partir de agora”, declarou o produtor.

A próxima audiência pública do PPA 2020-2023 e da LOA 2020 será realizada na Região de Integração Xingu, no município de Altamira, no próximo dia 28 de maio (terça-feira).