Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto 'Sextou na Pediatria' promove colônia de férias para crianças internadas no PSRM

Por Joelza Silva (PSRM)
11/07/2025 19h25

Na tarde desta sexta-feira (11), o hall próximo à Unidade de Internação Pediátrica do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM), em Belém, foi palco de uma tarde alegre e descontraída para as crianças internadas, que puderam sair dos seus leitos e se divertir com jogos educativos de montar, bingo, quebra-cabeça, jogo da memória, dominó, entre outras atividades lúdicas. A ação promovida pelo Comitê de Humanização do Pronto-Socorro estadual faz parte do projeto "Sextou na Pediatria", que neste mês de julho, está abordando a temática "Colônias de Férias", visando oferecer atividades lúdicas e recreativas que remetam ao período de férias escolares.

De acordo com a analista de Humanização do PSRM, Watuzi Rebelo, é importante tornar este mês especial para as crianças hospitalizadas, por se tratar do mês das férias escolares, período em que, normalmente, estariam viajando, brincando com amigos em parques ou praças, aproveitando o tempo livre antes de retornarem às aulas.

 "Estar hospitalizado durante as férias pode ser uma experiência ainda mais difícil e frustrante para as crianças, pois elas se sentem privadas das atividades e da diversões típicas dessa época.  As atividades lúdicas que programamos para este mês, que incluem pinturas, desenhos, jogos educativos e sessões de cinema, irão ajudar a distraí-las do tratamento e da rotina hospitalar, reduzindo o medo, a ansiedade e estresse", ressalta a analista.

Ela ressalta que "o projeto "Sextou na Pediatria", que tem como objetivo levar alegria às crianças por meio de atividades lúdicas, mesmo em um momento delicado como a hospitalização, é um importante aliado para fazer esse acolhimento humanizado neste mês de férias, período que caso não estivessem hospitalizadas, seria dedicado à diversão e ao descanso. Por isso, todas as sextas deste mês de julho, serão especiais para as nossas crianças da Pediatria, que estão se divertindo um pouquinho, como se estivessem de férias."

Eduardo Oliveira Santana, 7 anos, de Anajás, ilha do Marajó, não escondeu a alegria de ter saído um pouco da rotina de cuidados com a saúde, para participar das atividades. "Eu gostei e muito, de ter saído do quarto pra brincar aqui fora. Se eu não tiver ido pra minha casa, na próxima vez, venho novamente. Gostei de todos os jogos, do livro e dos pincéis coloridos que  usei pra pintar o desenho, disse Eduardo.

Rosane Ramos, do bairro Val-de- Cans, mãe da paciente Wendy Jasmim Ramos, 7 anos, elogiou a ideia da Comitê de Humanização, de destinar às sextas-feiras de julho para o projeto "Sextou na Pediatria" trabalhar a temática "Colônia de Férias" com as crianças hospitalizadas.

"Achei ótima essa ideia de fazer esse momento de descontração e alegria, porque como é o mês das férias, geralmente as crianças têm todo o tempo para brincar, ir aos igarapés ou praia, mas estando doentes, em um hospital, não podem fazer nada disso. Gostei muito da iniciativa; foi muito bom ver minha filha descontraída, feliz, participando das atividades.

Serviço - A estrutura do PSRM reforça o compromisso com a excelência no atendimento de urgência e emergência em Belém, região metropolitana, distritos e bairros do entorno da avenida Augusto Montenegro, onde a unidade de saúde está localizada, ofertando 119 leitos que são distribuídos entre os prontos atendimentos (adulto e pediátrico), internações e UTIs, além de seis salas cirúrgicas equipadas para procedimentos de média e alta complexidade, inclusive, os minimamente invasivos, como as videolaparoscopias, que reduzem o tempo de recuperação e internação.

Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM se firmou como um símbolo da reconfiguração da saúde pública no Pará, com  atendimento de Urgência e Emergência para Belém e região metropolitana, funcionando 24 horas por dia, atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.