Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Planetário do Pará tem programação sobre 100 anos do Eclipse de Sobral

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/06/2019 10h39

A comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral está completando 100 anos, e o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverá uma programação alusiva ao dia do Centenário do Eclipse de Sobral (CE), na próxima segunda-feira (3), às 14 h, no auditório do Planetário, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, bairro do Mangueirão, em Belém.

O eclipse foi muito importante para a comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral, marcando a carreira do físico Albert Einstein, que verificou a mudança da trajetória de um raio luminoso devido à presença da gravidade do Sol. Ao escurecer a manhã de 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral, interior do Ceará, por pouco mais de cinco minutos o fenômeno astronômico trouxe à luz uma nova concepção de tempo, espaço e gravidade para o mundo. Sem a Teoria da Relatividade não seria possível utilizar tecnologias de transmissão sem fio, como celulares, GPS ou portas automatizadas.

O evento contará com duas palestras. A primeira sobre a Teoria da Relatividade e suas aplicações, com o técnico em Física do CCPP, Reginaldo Corrêa Jr., e a segunda sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral, com o professor de Física da Universidade Federal do Pará, Marcelo Costa Lima. Após as palestras haverá sessão de cúpula “A viagem de Sobral”.

As inscrições devem ser feitas pelo site. O evento é gratuito e terá emissão de certificado para os participantes.

Serviço: Programação alusiva ao centenário do eclipse de Sobral. Na segunda-feira (3 de junho), às 14 h, no auditório do Centro de Ciências e Planetário do Pará, na Rodovia Augusto Montenegro, bairro do Mangueirão, em Belém. Mais informações: (91) 3216-6303.