Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Competição de Atletismo atrai centenas de pessoas ao Mangueirão

Por Paula Portilho (EMATER)
21/09/2019 12h57

Cento e cinquenta atletas e paratletas participaram, neste sábado (21), do Campeonato Estadual de Atletismo Adulto e Sub-18 2019, promovido pela Federação Paraense de Atletismo no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, com provas como velocidade, arremesso de peso, salto a distância, entre outras. Concomitantemente foram realizados o Festival de Atletismo Adulto e o Festival de Atletismo Sub-16, Sub-14 e Infantil.

Na prova dos 60m, categoria Infantil, Sammyle Barros, de 10 anos, comemorou o bicampeonato e já pensa no próximo desafio. “Estou muito feliz com essa medalha de ouro. Agora treino para a Corridinha do Círio, na qual sou sete vezes campeã”, diz a pequena atleta que é irmã de Sâmmya, de 14 anos, medalha de ouro na prova dos 100m, categoria Sub-16. Para a mãe das duas, Tatiana, o esporte é um aprendizado para a vida. “A gente educa também  através do esporte, com disciplina, responsabilidade, pontualidade e saber vencer e perder”, pontuou a mãe orgulhosa pelo resultado das filhas.

Na categoria Adulto, Eduardo Costa confirmou o favoritismo e venceu a prova de 1.500m. “É um resultado muito bom e continuo bem colocado, garantindo meu favoritismo nesta corrida e agora estou me preparando para a Corrida do Círio”, afirmou o atleta. Sammyle, Sâmmya e Eduardo integram o Projeto de Atletismo coordenado pela ex-atleta Suzete Montalvão e que tem treinamento semanal no Mangueirão.

A competição contou a participação de atletas com deficiência que celebram, neste domingo (22), o Dia do Atleta Paralímpico. Para Jobson Silva Melo, 17, atleta com deficiência intelectual, a competição teve saldo positivo com a conquista do 1° lugar na prova de arremesso de peso. “Estou feliz com esse resultado, apesar do pouco tempo de treino para a competição”, disse o jovem que pratica a modalidade desde os 13 anos e no ano passado ficou em 2° Lugar na mesma prova nos Jogos Paralímpicos Estudantis realizado em São Paulo. Acompanhando o filho, Antônia Silva ressalta que “o atletismo o ajudou muito no desenvolvimento e por isso o incentivo de eventos como o campeonato é muito importante”.

Deficiente visual, a paratleta Fernanda Jucá, de 17 anos, subiu no lugar mais alto do pódio da prova dos 100m, categoria Sub-18. “Estou muito feliz e agora vou me preparar para competir nos Jogos Estudantis, que vai ser no mês de novembro em São Paulo”, disse a adolescente que pratica a modalidade desde 2016.

Para Sandra Malcher, da coordenação do evento, a avaliação da competição supera qualquer expectativa. “Avalio como excelente a realização do campeonato, apesar do pouco tempo para a execução, mas tivemos uma participação muito boa dos atletas e estes já estão nos perguntando quando será o próximo evento. Há uma previsão de realizarmos um torneio em novembro também no Mangueirão”, disse Sandra.

De acordo com o diretor do Estádio Olímpico, Adélio Mendes, “eventos como este, de uma modalidade sem ser o do futebol, mostram a funcionalidade do espaço. E este campeonato é importante é uma atividade competitiva que dá a oportunidade ao atleta de subir no ranking nacional e de possibilitar, inclusive, a pleitar a bolsa-talento e o patrocínio de empresas”.

O Campeonato Estadual de Atletismo Adulto e Sub-18 2019 contou com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela gestão do EOP/Mangueirão.