Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM

Coro Carlos Gomes apresenta Concerto Mariano na Igreja de Santo Alexandre

Por Úrsula Pereira (SECULT)
07/10/2019 17h55

A Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém, recebe nesta terça-feira (8), às 20 h, o Coro Carlos Gomes para um Concerto Mariano, dentro da programação cultural elaborada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secult e Fundação Carlos Gomes (FCG).

Sob a regência da maestrina Maria Antonia Jimenez, o Coro Carlos Gomes se apresenta novamente na Igreja de Santo AlexandreO grupo artístico da Fundação foi criado em 1995, pela maestrina cubana Maria Antonia Jimenez. Nesses 23 anos de trajetória, inseriu-se nas atividades culturais do Pará, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira, e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical.

O Coro possui três CDs gravados: O “Belo” (2002), “O Cantochão dos Mercedários do Grão-Pará” (2004) e “Cantares”. Em 2010, surpreendeu o público com a estreia mundial e registro fonográfico da Obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. Seu repertório é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita, tanto à capela, quanto sinfônico coral, e interpretando música popular, folclórica e contemporânea.

A maestrina Maria Antonia Jimenez, natural de Santiago, em Cuba, é formada em regência coral no Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov”, na Rússia, onde concluiu o mestrado. É professora do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

Repertório - O Coro Carlos Gomes possui uma agenda anual de concertos, que geralmente começa na Semana Santa, na Igreja de Santo Alexandre, onde apresenta um repertorio inteiramente sacro, interpreta compositores que vão desde a Renascença (século XVI) até compositores brasileiros vivos, para celebrar a Páscoa. No mês de outubro, celebra a padroeira dos paraenses, com um concerto de músicas inspiradas em Maria, e para encerrar o ano o Coro festeja o Natal com belos concertos de músicas natalinas.

"Nós preparamos uma apresentação muito especial. Afinal, vamos celebrar a nossa Intercessora junto a Jesus, que é Maria. Na primeira parte da apresentação cantaremos músicas renascentistas e, para encerrar a noite, vamos cantar uma ladainha mariana feita pelo compositor Mozart (Wolfgang Amadeus Mozart). Esta apresentação foi planejada com muito amor e carinho. As pessoas podem ter certeza que será muito emocionante”, adiantou Maria Antonia Jimenez.

Serviço: Concerto Mariano do Coro Carlos Gomes. Nesta terça-feira (8), às 20 h, na Igreja de Santo Alexandre, dentro do Museu de Arte Sacra. A entrada é franca.

Programa

Primeira parte

William Byrd (1540-1623)                                    Salve sola Dei genitrix

Orlando di Lasso (1534-1594)                             Ave Regina caelorum

William Byrd (1540-1623)                                    Beata es Virgo Maria

Gabriel Fauré (1845-1924)                                   Marie, Mater Gratiae

Gabriel Fauré (1845-1924)                                   Ave Verum

Gabriel Fauré (1845-1924)                                   Salve Regina

F. Mendelssohn (1809-1847)                               Ave Maria

Segunda parte

Wolfgang Amadeus Mozart (1756- 1791)           Litaniae Lauretanae – K195

Kyrie

Sancta Maria

Salus Infirmorum

Regina Angelorum

Agnus Dei