Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROMEBULL PARÁ

Workshop debaterá avanços na pecuária bubalina leiteira em três municípios

Por Camila Botelho (SEDAP)
07/11/2019 16h35

Para fortalecer a cadeia produtiva da pecuária no Pará, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, vão promover o I Circuito de Palestras sobre a Pecuária Bubalina Leiteira Familiar do Estado do Pará, nos municípios de Belém, Santarém (no oeste) e Cachoeira do Arari (Arquipélago do Marajó), com o objetivo de apresentar os avanços proporcionados pelo melhoramento genético da pecuária bubalina leiteira familiar do Pará (Promebull Pará). 

Nas palestras serão apresentadas as inovações biotécnicas da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), a fecundação in vitro de embriões e outros mecanismos e estratégias de manejo para a produção de leite e seus derivados, como queijo artesanal. Outras vantagens são a produção de carne de qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar. 

Em Belém, as palestras serão realizadas no próximo dia 26 (terça-feira), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Em Santarém, o evento será no dia 28 (quinta-feira), na sede do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), e em Cachoeira do Arari no dia 06 de dezembro (sexta-feira), na Cooperativa dos Produtores e Produtoras de Leite e Queijo Manteiga do Marajó (Copmarajo). 

A rede de parceiros do projeto inclui a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Faepa, Banco do Estado do Pará (Banpará), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó(Amam) e prefeituras locais.