Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACESSIBILIDADE PRA VALER

Arcon firma parceria com o Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua para entrega das carteiras da gratuidade

Tudo mais fácil para a vida de quem depende do benefício da gratuidade.

Por Cybele Puget (ARCON)
18/11/2019 14h45

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) comunica às pessoas com deficiência que residem em Ananindeua sobre o novo local de entrega da carteira da gratuidade no transporte intermunicipal. Os usuários do município e cadastrados para o benefício que ainda não foram buscar a nova carteira no modelo com QR-Code, devem se dirigir ao Instituto de Pessoas com deficiência de Ananindeua (IPDA), de segunda à quinta-feira, no horário das 9h às 12h, e das 15h  às 17h. O IPDA está localizado no Conjunto Cidade Nova 6, WE 77, nº 640.  

 A Arcon orienta que o primeiro passo para as pessoas com deficiência terem acesso ao benefício é realizar o cadastro na Unidade de Referência Especializadas (URE) mais próxima da sua residência. Denise Pimenta, diretora de Controle Tarifário e Financeiro da Arcon-PA, explica que a entrega das carteirinhas no IPDA vai facilitar ao usuário de Ananindeua para ter acesso ao documento.

“Pensamos num ponto estratégico dentro do município onde as pessoas com deficiência cadastradas pudessem pegar a carteira com maior acessibilidade e facilidade no deslocamento para terem acesso à gratuidade no transporte intermunicipal”, revela. 

O presidente do IPDA, Gleison Macedo, comemora a parceria com o Governo do Estado por meio da Arcon-Pa, pois neste momento o Instituto está realizando um recadastramento de todas as pessoas com deficiência de Ananindeua. “Este serviço de entrega das carteirinhas da gratuidade além de facilitar para o usuário, também será uma oportunidade de apresentar as ações que são realizadas aqui na sede do IPDA, à todas as pessoas com deficiência do município, como os convênios com laboratórios médicos, óticas, dentista e outras atividades que estão à disposição dos beneficiários”, explica Gleison.   

Os usuários que se cadastraram para ter acesso ao benefício da gratuidade no transporte intermunicipal podem acompanhar o processo de emissão da carteira através do aplicativo SIGA. Basta fazer o download no celular. Não será preciso internet para acessar o SIGA. O aplicativo vai ler o QR-Code, e a partir da leitura, reproduzir na tela as informações auxiliando o usuário para obter todas as informações sobre o seu processo até a emissão da carteirinha.

“O usuário que por algum motivo ainda não conseguiu buscar sua carteirinha durante as ações de  entrega, ou nas URE´s podem acessar pelo aplicativo SIGA, e apresentar a carteira virtual  às empresas operadoras para adquirir o bilhete da viagem de forma gratuita e já começar a usar o benefício caso encontre alguma dificuldade para ir buscar o novo documento”, explica Edmilson Sousa, gerente da Ouvidoria da Arcon-Pa. A Arcon esclarece que as empresas operadoras de transporte intermunicipal devem designar 15% das vagas disponíveis no veículo para a gratuidade, portanto é recomendável retirar os bilhetes da passagem sempre com antecedência para evitar contratempos.