Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa e Ufra definem participação no projeto Forma Pará 2020

Universidades vão lançar, em janeiro de 2020, um edital com cursos ofertados e como será o processo seletivo especial

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
17/12/2019 12h37

Representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) participaram, na segunda-feira (16), de uma reunião com representantes de prefeituras e com a coordenação do projeto Forma Pará, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

O encontro, realizado no auditório da Sectet, foi para definir quais cursos serão ofertados pelas instituições de ensino e como será o processo seletivo especial. Um edital com todas as informações está previsto para ser publicado no dia 10 de janeiro de 2020.

“Já estão acertados quatro cursos que serão oferecidos pela Uepa e o curso de Agronomia, pela Ufra, com turmas em quatro municípios. Teremos ainda, para 2020, cursos que serão ofertadas por outras IES (Instituições Públicas de Ensino Superior)”, anuncia a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes.

Cursos e municípios – Adriana Nascimento, da coordenação do Forma Pará, informa que a Uepa vai ofertar cinco turmas em quatro cursos: Enfermagem, em Curuçá; Gastronomia, em Salinópolis e Belém (Icoaraci); Engenharia de Alimentos, em Belém (Mosqueiro); e Ciências Naturais (habilitação em Química), em Bagre.

Já a Ufra irá formar quatro turmas de Agronomia. Cada uma delas estará sob a responsabilidade de um polo da instituição, enfatizando as características agrícolas de cada região: Ulianópolis (Ufra/Paragominas), Goianésia (Ufra/Parauapebas), Ourém (Ufra/Capitão Poço) e Mocajuba (Ufra/Belém).

Avaliações – As 10 turmas regulares do Forma Pará que iniciaram as aulas em setembro deste ano estão participando de um processo de avaliação. Os estudantes respondem um questionário de avaliação sobre a estrutura física e acadêmica dos cursos.

“Todas as informações serão compiladas para que a coordenação do projeto acompanhe o processo, reforçando pontos que estão com bom desempenho e buscando soluções para os pontos com avaliação negativa”, explica Adriana Nascimento.

As 10 turmas intervalares (aulas em janeiro e julho), que foram formadas pelo processo seletivo especial de 2019, terão aulas a partir do dia 2 de janeiro de 2020. São elas: Direito/Mocajuba; Administração/Bagre; Turismo/Portel; Serviço Social/Curuçá; Serviço Social/Gurupá; História/Tucuruí; Educação Física/Gurupá; Educação Física/Benevides; Educação Física/Melgaço; e Geografia/Salinópolis.