Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'LEITE ARAGUAIA'

Produtores de Conceição do Araguaia conhecem tecnologias em propriedades de Redenção

Projeto da Emater busca capacitar, acompanhar e difundir iniciativas que aperfeiçoem a bacia leiteira da região

Por Aline Miranda (EMATER)
18/12/2019 09h51

Cerca de 20 produtores de leite de Conceição do Araguaia, na Região do Araguaia, participaram de um intercâmbio em Redenção, município vizinho, para conhecer tecnologias diferenciadas em propriedades específicas, como silagem, pastejo rotacionado, ordenha mecânica e irrigação por pivô (uma estrutura automatizada de tubos e motorredutores). A ação foi realizada na semana passada, pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Participantes conheceram in loco o processo de ordenha mecânica, silagem de milho e sistema rotacionadoA viagem fez parte do projeto piloto ‘Leite Araguaia’, implantado em março deste ano pela Emater, em parceria com a prefeitura. O objetivo do programa é capacitar, acompanhar e difundir iniciativas que aperfeiçoem a bacia leiteira da região, dentro das possibilidades de políticas públicas, como crédito rural. Alunos de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação do Estado do Pará (Ifpa) acompanharam o grupo no intercâmbio.

Os produtores desta primeira avaliação foram selecionados a partir dos seguintes critérios: renda familiar principal a partir do leite, mão-de-obra eminentemente familiar e interesse das próprias famílias em participar e aderir às orientações e adaptações.

Das propriedades visitadas em Redenção, duas são atendidas regularmente pelo escritório da Emater: Fazenda Recanto da Serra, do agricultor Eduardo Pazdiziora (mais conhecido como “Galego”), com produção diária de 400 litros por dia; e Estância Vitrine, do agricultor Gerônimo Machado, com produção diária também de 400 litros por dia.

Além disso, conheceu-se in loco o processo de ordenha mecânica, silagem de milho e sistema rotacionado de oito módulos em dois hectares da Fazenda MJF Agropecuária, do agricultor Maurício Moreno.

Programa da Emater quer também aumentar a produção de leite para 12 litros“Em três anos, aplicando metodologias e modernizações específicas, pretendemos aumentar a produção de leite, por cabeça, dos atuais 7 litros, em média, para 12 litros. O Leite Araguaia podemos dizer que é um projeto de porteiras abertas, não é um desenvolvimento imediato, porque demanda recursos e até a mudança de tradições, de hábitos, mas só perceber e entender que é possível, que é acessível, já é um grande passo”, resume o chefe do escritório local da Emater em Conceição do Araguaia, o técnico em agropecuária Leandro Gomes.

De acordo com Gomes, outro desafio é manter o padrão de produção na época da seca, garantindo renda suficiente o ano inteiro.

Na atualidade, o escritório local da Emater em Conceição atende, de forma direta ou indireta, mais de 2 mil famílias produtoras de leite no município. O produto é vendido, sobretudo, para agroindústrias.