Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SECTET E UFPA

Famílias cadastradas no ‘Meu Endereço’ começam a receber visitas técnicas

Dentro das ações do Terpaz no bairro da Cabanagem, o projeto visa melhorar condições de moradia

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
18/01/2020 12h21

A equipe do “Meu Endereço – lugar de paz e segurança social”, um dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), iniciou as visitas técnicas aos moradores já cadastrados no bairro da Cabanagem, em Belém. As moradoras Waldomira de Souza Fonseca e Maria Lúcia Mendes da Silva receberam a equipe do projeto na sexta-feira (17).Waldomira Fonseca mostrou os problemas da casa onde mora com duas filhas e dois netos

“As visitas são realizadas para levantar as informações gerais sobre o imóvel e a situação das famílias. São necessárias para que possamos avaliar de que forma o projeto poderá contribuir para melhorar as condições de moradia das pessoas”, explicou o vice-coordenador do “Meu Endereço”, Renato Neves.

A equipe do projeto durante a visita à casa de Waldomira FonsecaA equipe é formada por agente de cadastramento, engenheiro, assistente social, bolsista e o supervisor do projeto no bairro. São levantadas as informações sociais da família e feita a medição da casa e do terreno, entre outras providências. “Anotamos tudo o que é importante para embasar os laudos técnicos e encaminhamentos feitos para programas e órgãos, que poderão contribuir para realizar as melhorias necessárias”, explicou a supervisora do projeto no bairro da Cabanagem, Maria de Jesus Evangelista.

Confiança – A primeira a receber a visita foi a família de Waldomira Fonseca, 66 anos. Sempre sorrindo, ela recebeu a equipe e mostrou todos os problemas da casa, de aproximadamente 15 metros de comprimento por 5 m de largura, paredes de madeira, sem divisórias internas, onde mora com duas filhas e dois netos.

A renda da família vem do trabalho como diarista, que ela e uma das filhas fazem em residências. Viúva há cerca de um ano, Waldomira, que não conseguiu estudar, criou os cinco filhos com muito sacrifício. “Ele não estava trabalhando nos últimos anos. Ficava em casa cuidando das coisas enquanto eu ia trabalhar”, contou. O marido fez o piso da casa, que agora ela tenta regularizar por meio do projeto “Meu Endereço”.

A família está cadastrada no Programa Cheque Moradia há cerca de seis anos, mas ainda não conseguiu recursos para construir a casa de alvenaria. Waldomira disse estar animada com as ações do TerPaz na Cabanagem, bairro onde mora há cerca de 40 anos. “Espero que possa melhorar, cada vez mais, o nosso bairro, e que tudo o que for oferecido seja o melhor para todos, pois precisamos”, assegurou.

Maria Lúcia Mendes da Silva (d) atendendo à equipe do projetoSonho – Para Maria Lúcia da Silva, a segunda moradora a receber a equipe, o Projeto “Meu Endereço” é a possibilidade de realizar o sonho de reformar a casa. Com a saúde debilitada, Maria Lúcia, 63 anos, precisa da ajuda da filha para se locomover pela casa, que está com o piso de madeira cedendo (tábuas soltas e deterioradas) e paredes e telhado em péssimas condições. São dois compartimentos em madeira, uma pequena cozinha e banheiro em alvenaria, construídos com a ajuda dos filhos. Ela estudou apenas até a segunda série do ensino fundamental e tem oito filhos.

Com ela moram dois filhos e uma neta. Todos estão desempregados, e a renda familiar se resume aos recursos do programa federal Bolsa Família e à venda de cosméticos pela filha. A moradora também se cadastrou no “Cheque Moradia” há cinco anos, mas ainda não foi contemplada.

Quando soube do projeto, Maria Lúcia pediu à filha para fazer o cadastro, porque está com problemas na visão e já não consegue se locomover sozinha. “É a primeira vez que recebemos a visita do governo para ver a nossa situação. Espero que tudo dê certo, e eu consiga realizar esse sonho”, finalizou.

Acompanhamento – O Projeto “Meu Endereço” visitará cerca de 100 famílias no bairro da Cabanagem, que se cadastraram no ano passado durante a ação “Quintas da Cidadania”. Todas terão acompanhamento técnico e tecnológico no processo de regularização fundiária, e também receberão o kit “Meu Endereço”, composto por documentos necessários para o processo de regularização.Os técnicos medem a casa e o terreno, para embasar os laudos necessários

“Nós encaminharemos as famílias aos órgãos responsáveis pela regularização e aos programas sociais, como Cheque Moradia”, informou Renato Neves. A Companhia de Habitação do Pará (Cohab), responsável pelo “Cheque Moradia”, é um dos órgãos parceiros da Sectet na implementação do Projeto “Meu Endereço”.