Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup monta esquema de segurança para o Carnaval Oficial de Belém 2020

O esquema inicia no dia 14/02 e segue até o dia 16/02, quando finaliza as apresentações das escolas de samba do 1°, 2° e 3° grupo do Carnaval da cidade.

Por Walena Lopes (SEGUP)
14/02/2020 17h33

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresenta o esquema de segurança montado, para o Carnaval Oficial de Belém 2020, realizado na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira em Belém. O planejamento envolve de forma integrada os órgãos de segurança Estaduais e Municipais para garantir mobilidade e tranquilidade ao público. Este ano cinco câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos do percurso.

“Neste ano o desfile de Belém contará com cinco câmeras de segurança para acompanhar todo o circuito, além da parte periférica, com o objetivo de oferecer maior segurança aos foliões. Uma câmera exclusiva de 360° mostrará por três ângulos o desfile das escolas de samba e dará maior amplitude ao monitoramento da Aldeia Amazônica”, falou o secretário Adjunto de Operações da Segup, Rômulo Rodovalho.

O esquema inicia no dia 14/02 e segue até o dia 16/02, quando finaliza as apresentações das escolas de samba do 1°, 2° e 3° grupo do Carnaval da cidade. Mais de 1.200 agentes de segurança irão atuar no local. A ação conjunta conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Prefeitura de Belém, Guarda Municipal, Detran e Semob.

“A Secretaria de Segurança Pública juntamente com os órgãos que compõem o sistema de segurança em parceria com os demais órgãos municipais estará de prontidão trabalhando no evento do Carnaval Oficial de Belém, neste final de semana. Para a realização do evento foi montado toda uma estrutura logística, com reforço no efetivo e nas ações de ronda e videomonitoramento, para que a população que tenha a intenção de participar ou assistir aos desfiles possa curtir da melhor forma possível com tranquilidade e segurança”, ressaltou Rômulo Rodovalho.

Trânsito – Para organizar melhor as vias de acesso aos desfiles as ações de trânsito serão intensificadas as proximidades da Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, para o acesso dos carros alegóricos e brincantes ao percurso do desfile. A Avenida Pedro Miranda será fechada, desde a travessa Alferes Costa até a travessa Lomas Valentinas, sentido bairro-centro. O outro lado da pista permanecerá liberado para circulação de veículos.

Durante os bloqueios, veículos que seguirem no sentido centro-bairro poderão desviar para a travessa Angustura e seguir pela rua Antônio Everdosa. Quem circular na avenida Doutor Freitas para acessar a avenida Pedro Miranda pode seguir na via até a Marquês de Herval.

O cruzamento da Lomas Valentinas com Pedro Miranda estará totalmente interditado, pois será utilizado para a dispersão dos carros alegóricos.

Agentes do DETRAN, Semob e Guarda Municipal de Belém darão apoio nos locais.

O Detran atuará ainda na operação “Lei Seca”, prevenindo e coibindo a associação  de ingestão de bebidas alcoólicas com a direção de veículos.

Efetivo – 500 agentes da Polícia Militar estarão realizando trabalho de ostensividade e prevenção para garantir a segurança do público e foliões das escolas de samba. 34 viaturas darão apoio ao evento com ações de rondas no entorno do evento.

A Polícia Civil reforçará o efetivo com mais de 20 agentes voltados para atuar no final de semana do desfile de Belém. A seccional da Pedreira dará apoio ao efetivo das polícias civil e militar, atuando com as equipes nas ruas e no plantão 24h para atendimento e registro de ocorrências.

Corpo de Bombeiro – A equipe técnica do Corpo de Bombeiros estará presente com 162 agentes para fiscalização e vistoria dos carros alegóricos e da estrutura do evento, além de fiscalizar os estabelecimentos comercias próximo ao evento para evitar situações de risco à população e foliões.  

O Carnaval Oficial de Belém acontece neste final de semana, nos dia 14 e 15 de fevereiro quando desfilam as escolas de samba do 2° e 1° grupo (especial), respectivamente, da cidade. O evento finaliza no dia 16 de fevereiro com o desfile das escolas de samba do 3° grupo.