Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO CORONAVÍRUS

Agentes de segurança vão usar máscaras confeccionadas na Fábrica Esperança

O equipamento de proteção feito por egressos do sistema penitenciário se junta ao montante adquirido pela Segup para a proteção de servidores de vários órgãos

Por Aline Saavedra (SECOM)
27/03/2020 20h17

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta sexta-feira (27), 600 litros de álcool líquido 70º, de um total de 20 mil; 130 mil luvas, de 300 mil unidades adquiridas, além de 7.100 máscaras, de 405 mil. Do total de máscaras, duas mil foram produzidas e entregues pela Fábrica Esperança, que utiliza a mão de obra de egressos do sistema penitenciário. Os materiais foram entregues no Palácio do Governo, e distribuídos às instituições.

A aquisição desse material tem o objetivo de proteger da Covid-19 os agentes de segurança que estão nas ruas, realizando ações ostensivas e de prevenção em todo o Pará. O investimento é superior a R$ 1,5 milhão, unindo recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), vinculado à Segup, e do Departamento de Trânsito (Detran).

Todo o material vai proteger profissionais das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento de Trânsito (Detran) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Para o governador Helder Barbalho, é fundamental a garantia das condições de trabalho para os servidores da área da segurança pública que estão nas ruas, trabalhando pela sociedade. "Estes que estão expostos trabalhando, cuidando da população, nos protegendo, e por isso é importante que eles estejam protegidos também. Em razão disso, houve o investimento de mais de um milhão e meio de reais do Governo do Estado na aquisição de máscaras, luvas e álcool, para que efetivamente todos que estejam no campo atuando, e também na retaguarda, possam estar em condições de proteção e higiene para bem servir a nossa população", enfatizou o governador.

Força Nacional - Os itens de proteção também foram entregues aos agentes da Força Nacional de Segurança Pública que atuam em ações do Programa “Em Frente Brasil”, do governo federal, desde agosto do ano passado, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Para o comandante da Força Nacional de Ostensividade, major Carlos Albuquerque, o material entregue é de extrema importância para a continuação das atividades policiais do programa. "A Força Ostensiva é que tem o maior contato durante as abordagens, daí a importância de utilizar luva, máscaras e o álcool em gel. Não deixa se ser, para nós, mais uma arma contra o Coronavírus, para não sermos atingidos e nem contaminar terceiros", informou.

Responsabilidade social - O titular da Segup, Ualame Machado, ressaltou que a compra feita direto da Fábrica Esperança gera benefícios para todo o sistema. "Com essa iniciativa, compramos máscaras com o valor bem abaixo praticado pelo mercado, além de fomentar e valorizar o trabalho dos nossos egressos do sistema penitenciário", ressaltou.

Diretor-geral da Fábrica Esperança, Arthur Janssen frisou a importância da integração entre as instituições. "É um momento onde devemos nos unir. A Fábrica Esperança está fazendo 10 mil máscaras por mês para atender a Segup e a Secretaria de Saúde (Sespa) a um preço justo e com uma causa nobre, envolvendo aqueles que já cumpriram sua pena, oportunizando qualificação dentro do nosso parque industrial”, disse o gestor