Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo reforça desinfecção de feiras e mercados da Região Metropolitana

Nesta quarta-feira (17) caminhões pulverizadores estão em feiras do Paar, Curuçambá e na avenida Zacarias de Assunção, no Distrito Industrial, em Ananindeua

Por Larissa Noguchi (SECOM)
17/06/2020 12h54

O serviço usa caminhões pipas e pulverizadores manuais com hipoclorito de sódio para limpeza das áreas internas e externasNesta quarta-feira (17), caminhões pulverizadores estão em ação no mercado municipal de Ananindeua, nas feiras do Paar, Curuçambá e da avenida Zacarias de Assunção, no Distrito Industrial. Etapa que seguirá até amanhã, quinta-feira (18), e já tem cronograma de retomada em razão da necessidade do serviço frente a circulação de pessoas nesses locais. O objetivo é evitar a proliferação da Covid-19 entre os feirantes e frequentadores.

A iniciativa tem condução da secretaria estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e é executada desde o dia de junho de 2020, para assegurar um ambiente limpo e mais seguro para os trabalhadores e o grande público frequentador das feiras livres e mercados da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Coordenador da ação, Victor Alax informa que o serviço usa caminhões pipas e pulverizadores manuais com hipoclorito de sódio para limpeza das áreas, substância que não prejudica alimentos e animais.

Na operação, a Sedap tem parceria da secretaria estadual de Planejamento e Administração (Seplad), Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e empresa Citropar Agropecuária, que fornece o pulverizador. A PM e o Corpo de Bombeiros apoiam as ações.

Além da pulverização realizada pelo caminhão pipa, também é feita a pulverização manual interna nas feiras. Os agentes utilizam três pulverizadores manuais para cobrir melhor as áreas internas dos espaços públicos.

Já foram desinfectadas as feiras da Ceasa, Marco, Terra Firme, Marex, Jurunas, Porto da Palha, Cremação, Guamá, Vinte e Cinco, Pedreira, Telégrafo, Bandeira Branca, São Benedito e Barreiro, Marambaia, Panorama XXI, Conjunto Maguari, Cabanagem, Sideral, Tapanã, Cordeiro de Farias, Icoaraci, Outeiro, Pratinha, Benguí e os mercados do Ver-o-Peso e de São Braz.

Na última segunda-feira (15), foram higienizadas  as feiras do Guanabara, Guajará, Júlia Seffer, Águas Lindas, Águas Claras e Aurá. Nesta terça-feira (16 ), foi a vez das feiras de Marituba, Marituba Noba, Almir Gabriel, Residencial Ver Melhor e a Rua do Fio.