Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'ASFALTO POR TODO O PARÁ'

Bairro atendido pelo TerPaz começa a receber serviços de pavimentação

Obras ocorrem em principais vias que darão acesso à Usina da Paz, grande complexo de esporte, lazer e serviços públicos ofertados à comunidade

Por Paulo Garcia (SETRAN)
26/06/2020 11h38

Dona Raimunda Monteiro mora na rua Bom Sossego há 20 anos: ela comemora agora a chegada do asfalto no local Agora caminhar pela rua Bom Sossego, no bairro Nova União, em Marituba, ficou mais fácil. Dona Raimunda Monteiro lembra a situação da rua antes das obras de pavimentação começarem. “Sou moradora há 20 anos e essa rua aqui sempre foi horrível, com muito buraco, lama, quando chovia então dificultava tudo, virava um lamaçal e ninguém conseguia sair de casa”, detalha. “Agora, graças à Deus estamos com a rua asfaltada e esse problema não teremos mais”, comemorou.

O serviço faz parte das obras do programa “Asfalto Por Todo o Pará”, do Governo do Estado, executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Serão 10km de nova pavimentação nas ruas do bairro Nova União, área atendida pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

“A articulação realizada junto à Sedop nos possibilitou levar mais qualidade de vida para os territórios. A iniciativa de asfaltar as ruas contribuirá para soluções de problemas de infraestrutura, permitirá que a polícia realize seu patrulhamento, e dará acesso a população às Usinas da Paz”, afirmou Ricardo Balestreri, secretário Estratégico de Articulação da Cidadania.

Travessa São Sebastião com asfalto novo

Usinas da Paz – O projeto, coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), já está em andamento e consiste em grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário com três eixos fundamentais: Assistência, Esporte/Lazer e Cultura.

Projeto Usinas da Paz com grandes complexos de esporte e lazerAs UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, escola de gastronomia, espaços integrados, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte, ao lazer e à produção cultural, concretizam a convivência comunitária e propiciam a prestação de serviços pelas secretarias estaduais envolvidas no TerPaz.

Mudança – Com o avanço dessas obras em Marituba, os moradores estão se sentindo mais contemplados. “Esse benefício era muito esperado por nós moradores, que é sair de casa e pisar no asfalto. Agora esse sonho, aos poucos, está sendo realizado. Eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos nesse programa que está realmente trazendo melhorias à nossa comunidade que já foi muito esquecida pelo poder público”, contou Edinaldo Soares, morador e liderança comunitária de Marituba.