Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO

Doação de sangue: Hemopa comemora números positivos

Coletas superaram as doações realizadas em maio, registrando 6.947 coletas de bolsas de sangue

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
06/07/2020 12h26

Gesto de solidariedade e amor ao próximo continua ajudando a salvar muitas vidasA Fundação Hemopa comemora o saldo positivo de coleta de sangue, no mês de junho. A hemorrede estadual registrou a doação de 6.947 bolsas de sangue, em nove unidades de coleta do estado. Número superior ao mês de maio, que computou 4.594 bolsas. No hemocentro coordenador, em Belém, foram coletadas 3.710 bolsas de sangue em junho. E no mês de maio foram 2.470. 

Nesse período foram adotadas algumas estratégias, entre elas, o agendamento da doação por meio do 0800 280 8118 e ao projeto "Caravana Solidária", onde diversos parceiros civis, militares, instituições públicas e privadas abraçaram a causa e montaram seus grupos para efetuar a doação de sangue. 

“Sabíamos que seria um grande desafio manter o estoque de sangue para atender a rede hospitalar, pois a pandemia nos pegou desprevenidos. Então decidimos fazer uma ampla divulgação do projeto ‘Caravana Solidária’, pois sabíamos que nossos voluntários atenderiam o chamado da doação de sangue. Afinal de contas, a pandemia nos ensinou olhar com mais carinho uns para os outros e, a doação nada mais é do que amor ao próximo”, destacou o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, que comemora os números que se transformam em esperança de vida para milhares de pacientes.

O Hemopa de Capanema registrou, em junho, 263 coletas de bolsas de sangueA unidade que apresentou o resultado mais surpreendente foi o Hemonúcleo de Capanema (Henca). Em maio, foram coletadas apenas 75 bolsas de sangue. Já no mês de junho, 263 coletas foram efetuadas. “O mês de maio foi muito difícil por causa do lockdown na cidade. Mas em junho, ficamos muito felizes e agradecidos aos nossos voluntários que nos ajudaram a abastecer o estoque e superar até a meta mensal que seria de 255”, disse Noelton Neves, gestor do Hemonúcleo de Capanema. 

Caravana solidária - Em Marabá, as jovens da Ordem Internacional do Arco-Íres para Meninas compareceram em caravana solidária.  

“A Ordem envolve meninas de 11 a 20 anos que se preparam para o futuro, visando a liderança e formação do caráter, através de sete virtudes. Uma delas é servir ao próximo. E foi neste sentido que as meninas do 'Arco- Iris' decidiram doar sangue. Quem ainda não tem idade para doar, trouxe um familiar ou um amigo para fazer a doação”, disse Cristiane Cade, preceptora mãe da Assembleia Acácia da Transamazônica número 5.

A maioria das jovens doou pela primeira vez, como foi o caso de Lívia Camargo. "Por meio dessa campanha a gente resolveu trazer um pouco mais de ajuda. A nossa cidade precisa”, finalizou.