Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governo anuncia investimentos em infraestrutura e educação em Marabá

Benefícios do Sua Casa também foram entregues a dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade no município

Por Ronan Frias (DETRAN)
20/08/2020 19h11

Em visita a Marabá nesta quinta-feira (20), o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço que autoriza a ampliação das obras de pavimentação em Marabá por meio do programa Asfalto Por Todo o Pará. Foram incluídos mais 3 km de pavimento que irão contemplar o bairro Itacaiúnas, a Avenida Itacaiúnas e a Rua Goiás com serviços de terraplenagem e pavimentação.  

Atualmente, Marabá já está recebendo obras de pavimentação em 10 km, divididos em mais de 90 vias urbanas, representando um investimento superior a R$ 9,6 milhões. Os serviços são executados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

"Nos próximos dias iniciaremos também as obras da escola Gaspar Viana, avançaremos com um Centro Integrado de Polícia e uma escola Ecoparque; duplicaremos a BR-155 da ponte do Rio Tocantins até a Transamazônica", anunciou o governador Helder Barbalho.

O secretário Regional do Sul e Sudeste do Estado, João Chamon considera que as iniciativas do governo são contínuas na região.  "Essa é mais uma ação do governo do Estado aqui. Dessa vez, além de entregar importantes realizações, o governador anuncia obras estruturantes para os moradores".

Durante a agenda, o governador também entregou a unidade do Centro de Perícias Científicas reconstruído

Dona Teresa da Silva, mora em uma das ruas que já receberam asfalto. A dona de casa conta que antes as ruas e a residência ficavam cheias de poeira e lama. "Não dava nem pra chamar de rua. Era horrível de viver. Agora, está uma maravilha. A gente lava e seca as roupas e elas ficam limpas porque na rua já tem asfalto. É outra vida pra todos nós", comemorou.

Sobre o programa Asfalto Por Todo Pará: A iniciativa tem como objetivo executar obras de pavimentação em cidades das 12 Regiões de Integração. Atualmente, mais de 70 municípios estão com serviços em andamento pelo programa.

Além de investimentos em infraestrutura a segurança pública, o governo do Estado também deixou em Marabá recursos para a melhoria das condições de casas de moradores em vulnerabilidade social. Ao todo, 37 famílias foram contempladas com o programa Sua Casa. A Companhia de Habitação do Pará (Cohab), responsável pelo gerenciamento do programa, investiu somente nesta ação, mais de R$ 230 mil.

"O Sua Casa vem sendo entregue em todas as regiões do Pará. Aqui em Marabá não será diferente. O governo do Estado segue cumprindo a promessa do governador Helder de melhorar a política habitacional. Estamos  garantindo que a nossa população que mais precisa tenha condições de construir e reformar a casa própria", avalia Adler Silveira - Presidente da Cohab.

Entre os beneficiados com o Sua Casa estão 13 idosos e cinco pessoas com algum tipo de deficiência. Para a dona de casa Waldenira Ferreira, o benefício vai permitir que a obra de construção da moradia seja concluída. "Eu vou terminar a casa. Subi a construção e agora vou terminar. Estou muito alegre porque vou para dentro da minha casa. Eu e minha família estamos muito gratos".

Sobre o programa Sua Casa: Com os recursos do Tesouro estadual, as famílias contempladas vão poder construir e reformar as residências. Criado pela atual gestão por meio de decreto, em 2019, o programa Sua Casa consiste na concessão de dois benefícios com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e também para auxiliar no pagamento da mão de obra.

Durante a agenda em Marabá, o governador do Pará esteve acompanhado dos Deputados Estaduais Fábio Freitas e Chamonzinho; do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, do Secretário de Integração Regional do Sul e Sudeste João Chamon e do presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) Adler Silveira.

"Essas obras são importantes porque vão tirar a população da lama no inverno e da poeira no verão. Além disso, o governo valoriza os imóveis dos moradores quando pavimenta a rua. Isso ajuda na habitação, assim como o programa Sua Casa", comenta o deputado estadual Chamonzinho.