Hemocentro de Santarém vai pela primeira vez a Uruará e coleta 182 bolsas de sangue

Campanha de coleta contou com o suporte do hospital municipal e a participação de militares do Exército que servem em Altamira

18/09/2020 15h18 - Atualizada em 18/09/2020 16h52
Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)

Militares do Exército em serviço em Altamira, na Transamazônica, participaram como doadores de sangue voluntários na ação em UruaráMilitares do Exército Brasileiro, da Segunda Equipe do 51° Batalhão de Altamira, participaram da primeira campanha de coleta de sangue no município de Uruará, na Transamazônica, e contribuíram para o sucesso da ação.

Durante os dois dias de coleta, 16 e 17, compareceram 194 voluntários, dos quais 182 estavam aptos e doaram o equivalente a uma bolsa de sangue.

O atendimento foi feito em parceria com o Hospital Municipal de Uruará, que forneceu a estrutura para a coleta de sangue. Na unidade também funciona a recém-inaugurada, pelo Governo do Pará, Agência Transfusional de Uruará, que atende 4 hospitais da Transamazônica.

O Hemocentro de Santarém é a unidade da Fundação responsável por abastecer a Agência Transfusional de Uruará e promover a cobertura hemoterápica, além de dar suporte ao atendimento hospitalar e ambulatorial.

Vanuza Silva tem 42 anos e fez a primeira doação de sangue. "Eu sempre quis doar e quando soube que o Hemocentro de Santarém vinha até Uruará fazer a coleta de sangue, vim logo", disse.Vanuza Silva doou sangue pela primeira vez: "Sempre quis doar"

Essa atividade faz parte do projeto de descentralização dos serviços da Fundação Hemopa. O objetivo é aproximar-se da população para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância social da doação de sangue, vitória comemorada pelo gestor do Hemopa Santarém, Joaquim Araújo.

“Uma campanha histórica, pois há 30 anos que o Hemocentro de Santarém faz a distribuição do sangue no oeste do Pará e essa é a primeira vez que foi realizada uma campanha externa numa cidade localizada na Transamazônica. Com o empenho de toda a equipe, tivemos essa felicidade de fazer a campanha com sucesso. Só temos motivos para agradecer à população de Uruará e a todos os nossos colaboradores”, destacou.

SALVAR VIDAS

O Hemocentro Regional de Santarém atende 22 hospitais, dentre eles dez Agências Transfusionais, em 20 municípios do oeste do Pará. O serviço transfusional é ininterrupto e por isso o estoque de sangue das unidades da Hemorrede devem estar sempre aptos a atender a demanda da rede hospitalar.

“Nossa missão é salvar vidas e para isso não medimos esforços. As campanhas externas itinerantes nos permitem alcançar novos doadores e ainda mostrar para toda a sociedade a importância deste gesto simples. Além disso, é de suma importância o Hemopa estar presente com o seu controle de qualidade, segurança transfusional e distribuir hemocomponentes para todos os que precisam”, destacou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.