Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Projeto de doação sanguínea auxilia na captação de bolsas de sangue

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
26/01/2021 16h07

A Igreja Adventista é uma parceira incansável da Fundação Hemopa. Em todos os municípios paraenses, o projeto ‘Vidas por Vidas’ desenvolve ações constantes de doação de sangue durante todo o ano. 

Em Tucuruí, um grupo de jovens compareceu para fazer a doação de sangue e iniciou a temporada 2021. “O objetivo é doar sempre que necessário. A direção jovem está sempre preocupada com as medidas de segurança com a juventude. E essa semana foram escalados três ministérios, por dia, para não haver aglomeração”, explicou Renato Martins, servidor público de 31 anos que estava entre os doadores do grupo.

A preocupação do projeto ‘Vidas por Vidas’ é pertinente, diante do cenário de pandemia que ainda causa preocupação em todo o mundo. Por isso, a Fundação Hemopa também segue todas as orientações dos órgãos de vigilância para oferecer um ambiente seguro ao doador. Separação de cadeiras, disponibilidade de álcool em gel para todos, além da higienização das unidades. 

“A nossa necessidade de sangue é constante, mas também entendemos a situação atual quanto a pandemia. Desta forma, estamos trabalhando com o agendamento de grupos e sempre orientando quanto as medidas de segurança”, ressaltou Lucilene Awuime, assistente social do Hemonúcleo de Tucuruí.

O Ministério Jovem da Igreja Adventista promove ações que beneficiam a sociedade e a  parceria com o Hemopa na doação de sangue já dura 11 anos. Cristiana dos Santos, professora de 44 anos também compareceu e fez a sua doação. “Pra mim é motivo de muita alegria participar das ações de solidariedade ao próximo do Ministério Jovem de Tucuruí. Doar sangue é uma das formas de demonstrar o amor de Jesus por nós". 

Critérios – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde. É importante apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Durante a pandemia de Covid-19 também são incluídos critérios para quem teve a doença. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar sangue. Quem teve contato com pessoas que tiveram Covid deve esperar 14 dias após o último contato.

O Hemonúcleo de Tucuruí funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30. A unidade funciona na Avenida Veridiano Cardoso, S/N, BR 422 (Santa Mônica). Para agendar sua doação basta ligar para (94) 98415-9006.