Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO E SANEAMENTO

Cosanpa inicia ligações de redes de água em barracas do Atalaia

O sistema de água já está em fase de testes com previsão de entrega para este mês

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
04/02/2021 08h46

Equipe do Governo do Pará inspeciona os novos sistemas de água e esgoto na praia do Atalaia, em Salinópolis Acesso à água tratada era um sonho antigo dos trabalhadores que têm barracas na praia do Atalaia, em Salinópolis - um dos principais balneários do estado. Até então, quem trabalha e freqüenta a praia era obrigado a utilizar somente a água de poços rasos, geralmente, com cor e cheiro não muito agradáveis. 

Dona Carmem trabalha em Salinópolis há mais de 20 anos e confessa que usar a água era a única forma de realizar as tarefas da rotina. “Usava para tomar banho, lavar louça e roupa. A água era amarelada”. 

A tão esperada obra de um sistema completo de tratamento e distribuição de água tratada às barracas da praia está em fase final. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou esta semana a instalação dos ramais de ligação entre a rede do sistema e a das barracas. Cada uma delas terá um hidrômetro para medição do consumo. 

“Achei muito bom, precisamos disso, era uma coisa que brigávamos há muito tempo e agora está dando certo. É um direito nosso e nunca tivemos. Agora estão fazendo, a gente vai passar a ter água boa, graças a Deus, a gente esperava por isso há muito tempo”, agradeceu Carmem Santos, dona de uma das barracas. 

O presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, explicou a distinção entre o sistema improvisado que os donos de barracas construíram e o sistema que terão acesso agora. “Vai ser uma diferença muito grande porque a água que eles tinham acesso eram de poços desconhecidos, onde não era verificada a qualidade''.

"Em nossos poços é feita a verificação diária da qualidade da água, tratamento para retirada de ferro, desinfecção, cloração da água e somente após isso, ela é armazenada e distribuída, o que a gente pede é que economizem água, que protejam e armazenem adequadamente com caixas d'água com boias para poder regular a quantidade de água que entra no seu estabelecimento”, concluiu o titular da Cosanpa. 

Vânia também trabalha há muitos anos no Atalaia e se virava como podia. “Nós temos camburões de 20 e 30 litros, eu vou buscar em uma pousada aqui próximo, mas tem gente que tem que ir buscar lá no centro da cidade. Estamos lutando por essa água há muito anos, sonhando com essa melhoria. Graças a Deus, agora chegou. É só crescimento agora, vai faltar só o esgoto. Estou muito feliz.” declarou, Vânia Alves. 

Novos sistemas de água e esgoto - A obra é realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop). Após concluída, a operação dos sistemas será da Cosanpa. O sistema de água já está em fase de testes com previsão de entrega para este mês, já o sistema de esgoto será em forma de cápsulas para cada barraca e a obra está em andamento para ser finalizada ainda este ano. 

"Nós estamos fazendo as instalações dos ramais em todas as barracas que vendem refeições no Atalaia. Com isso, a população vai poder ser servir com água sanitariamente adequada para preparação de alimentos, para tomar banho, lavagem dos utensílios da cozinha. Desenvolvimento para a praia do Atalaia, desenvolvimento para saúde pública da região e para a cidade de Salinópolis”, finalizou De Angelis.