Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E CULTURA DA PAZ

TerPaz e Seaster cadastram trabalhadores em busca de emprego formal no bairro do Jurunas

Mapeamento de vagas se dá pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). No ano passado, o Pará foi o estado que mais abriu vagas de trabalho na região Norte.

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
09/02/2021 14h28

Técnicos do TerPaz cadastram trabalhadores em busca de uma vaga de emprego, mapeando as oportunidades por meio do SineO programa TerPaz e a Secretaria de Estado e Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveram, na manhã desta terça-feira (09), uma ação de trabalho e cidadania com os moradores do bairro do Jurunas. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos moradores, oportunizando o cadastro de mão de obra e consulta de vaga de emprego.

“Senti que estava na hora de começar a trabalhar. Sou mãe solteira, moro com meus pais e avós e por isso preciso vir atrás de uma vaga de emprego. Tenho curso de técnico de enfermagem, mas confesso que fiquei muito receosa em atuar na área durante o ano passado por minha família ser do grupo de risco, logo acabei não exercendo a profissão. Agora com a chegada da vacina eu fiquei mais tranquila e protegida, então acho que a agora é o momento certo,” afirmou a jovem Laise Cardoso, que busca o primeiro trabalho.

Laíse tem curso de técnica em enfermagem e busca oportunidadeForam realizados 50 atendimentos, durante os quais os técnicos mapearam vagas através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), um sistema nacional de atendimento que trabalha junto a uma rede de empregadores.

José Roberto Veigas, 47 anos, morador do Jurunas, está desempregado e buscou o serviço na esperança de conseguir um emprego formal. “Eu trabalho na área de segurança, estou há sete anos sem trabalhar de carteira assinada. Hoje eu passei aqui na frente e aproveitei essa oportunidade para fazer o cadastro. A minha expectativa é sempre a melhor, de ser reinserido no mercado de trabalho”, destacou José.

NÚMEROS

Mesmo em período de pandemia, as ações continuaram em escolas públicas dos bairros, centros comunitários, delegacias e instituições parceiras.

A geração de empregos no Pará teve saldo positivo no ano passadp, de acordo com dados do DIieese, que aponta o Pará em 1º lugar na região Norte na geração de empregos formais e em 3º no ranking nacional. Outro cenário favorável que destaca o Pará é em relação aos investimentos. O Pará é o estado que mais investiu percentualmente no País.

“Essa rede de intermediação permitiu que, em 2020, mais de 3 mil pessoas fossem colocadas ouO autônomo Dailson de Souza fez o cadastro e torce por uma vaga recolocadas em vagas de emprego, sem contar com os atendimentos para o recebimento do seguro. Os resultados positivos são fruto da soma de esforços do Governo do Estado, que tem investido e apostado em ações exitosas durante este processo de retomada econômica”, avalia Inocêncio Gasparim, titular da Seaster.

Os serviços itinerantes levados à comunidade são reconhecidos pela população. "Agradeço ao Governo do Estado por possibilitar e acolher nós que estamos em busca de uma oportunidade de emprego.  Já fiz meu cadastro e agora vou aguardar e se Deus quiser vou ser chamado para uma vaga de trabalho,” disse o autônomo Dailson de Souza. 


Serviço: Nesta quarta-feira (10), a ação será no bairro da Cabanagem, na escola José Valente.