Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO COVID-19

Idosos com 70 anos ou mais podem se vacinar nos próximos dias

Por Marília Jardim (UEPA)
05/03/2021 16h47

Começou hoje, 5 de março, mais uma etapa do Plano Municipal de Vacinação – Belém Vacinada - com a oferta de doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. O primeiro grupo vacinado é formado por nascidos em 1942, 1943 e 1944, ou seja, idosos com 79, 78 e 77 anos ou que completarão essa idade até 31 de dezembro deste ano. A Escola de Enfermagem Magalhães Barata, o Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), continua como um dos postos de vacinação contra a Covid-19 instalados pela Prefeitura de Belém. 

“À medida que a gente diminui a idade, o número da população que visa ser atendido é maior. A Secretaria de Saúde Municipal tem uma perspectiva de vacinar 61 mil idosos nesses quatro dias”, explica a professora do curso de Enfermagem da Uepa e Enfermeira, formada pela instituição, Bruna Dias, que está à frente da campanha no local.

Jozi Sibata, de 79 anos, aproveitou a oportunidade e tomou a primeira dose pela manhã. “A gente fica mais tranquilo porque agora só falta a segunda dose”, declarou o idoso que contou só sair de casa quando realmente é necessário. “Agora, tem que tomar mais cuidado, porque já tomei a primeira dose, mas ainda preciso da segunda para a imunização ser completa”.
 
Carmen Oliveira trouxe a mãe, dona Luzanira Coimbra, de 77 anos, para vacinar. “É um alívio agora que está metade imunizada”, para se referir à necessidade da segunda dose em 14 dias. Elas aproveitaram o sistema drive-thru e elogiaram o rápido atendimento na Escola de Enfermagem.
 
Com saúde e disposição suficientes para ir ao posto sozinha, dona Maria Fátima Santana Gomes, de 77 anos, descreveu o momento: “Me sinto bem, graças a Deus, agora me sinto mais aliviada”. Ela estava preocupada porque mora com duas irmãs, de 91 e 89 anos, que já estão imunizadas. “Só faltava eu. As duas já tomaram as duas doses, agora só peço a Deus que me dê muitos anos de vida”, conta após exibir, orgulhosa, o cartão de vacinação.
 
O cronograma segue até a próxima segunda-feira, 8 de março, da seguinte forma: sábado, 6 de março, idosos de 76 a 74 anos; domingo, 7 de março, pessoas com idade entre 73 e 72 anos; e segunda-feira, 8 de março, o público tem que ter idade entre 71 e 70 anos.
 
Para se vacinar é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (opcional). O horário de atendimento é de 9h às 17h, em sistema drive-trhu e para pedestres.