Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Municípios devem informar com rapidez o número de vacinas aplicadas contra Covid-19

A Sespa apela às Secretarias de Saúde dos 144 municípios paraenses que mantenham atualizado o sistema Vacinômetro

Por Roberta Vilanova (SESPA)
11/03/2021 19h45

As Secretarias de Saúde dos 144 municípios do Pará devem informar, o mais rápido possível, o número de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19, para que o sistema Vacinômetro se mantenha atualizado. O apelo aos gestores municipais de Saúde foi feito pelo diretor de Epidemiologia Bruno Pinheiro, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira (11) no auditório da Sespa, em Belém, e transmitida por videoconferência para todos os municípios.O apelo da Sespa foi feito em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Segundo Bruno Pinheiro, o objetivo do Vacinômetro é tornar público, de forma transparente e imediata, o número de doses aplicadas de vacina no Estado, uma vez que a alimentação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) é mais lenta devido à quantidade de campos que devem ser preenchidos sobre cada pessoa vacinada. “São 12 campos para preencher, e sabemos que os municípios enfrentam muitas dificuldades para realizar esse trabalho, tais como falta de recursos humanos e conectividade, ficando para ser feito em outro momento pelas equipes de profissionais”, explicou o gestor.Bruno Pinheiro, diretor de Epidemiologia da Sespa, destacou as principais informações disponíveis no Vacinômetro

Além de expor a situação detalhada da distribuição das doses e do andamento da vacinação contra a Covid-19 no Pará, Bruno Pinheiro mostrou as principais informações disponíveis no Vacinômetro, ressaltando que os dados em destaque se referem às doses aplicadas e informadas diretamente pelos municípios e, no detalhamento, os dados obtidos diretamente do SI-PNI, destacando os 20 municípios com maiores e menores desempenhos. “É do Vacinômetro que o Consórcio de Imprensa tira os dados que são divulgados nacionalmente, daí a importância de estarem atualizados”, enfatizou.

Sipriano Ferraz, secretário adjunto de Políticas de Saúde, enfatizou a manutenção das medidas preventivasArticulação - O secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, que presidiu a reunião da CIB, informou que o governo do Estado aguarda novas remessas de vacinas do Ministério da Saúde, e já está se articulando para comprar 3 milhões de doses por meio do consórcio de governadores.

Sipriano Ferraz ressaltou, ainda, a importância de todos continuarem mantendo as medidas preventivas. “Além da vacina, vamos continuar usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomeração. Só assim vamos sair da bandeira vermelha e vencer a Covid-19”, reiterou o secretário adjunto.

De acordo com o Vacinômetro, até o momento o governo do Estado distribuiu aos municípios 409.094 doses de vacina contra a Covid-19, das quais 317.571 foram aplicadas, sendo 243.091 como 1ª dose e 74.480 como 2ª dose.

Serviço: o Vacinômetro está disponível no link http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/