Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE IRREGULAR

Fiscais da Sefa apreendem 900 estacas de madeira em Marabá

O condutor tentou burlar a fiscalização apresentando documento de uma carga de torta de dendê

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
01/04/2021 17h06

Servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na Coordenadoria de Controle de Mercadorias em Trânsito (Cecomt) Carajás, apreenderam na quarta-feira (31), no posto fiscal do KM-09 da BR-230 (Rodovia Transamazônica), em Marabá, na região Sudeste, 900 estacas de madeira transportadas sem nota fiscal.

O caminhão com a carga irregular saiu de Belém com destino a São Miguel do Araguaia, município de Goiás (GO), e foi abordado no posto fiscal da Cecomt Carajás. O condutor do veículo apresentou nota fiscal especificando a mercadoria como torta de dendê, produto resultante da polpa do dendê, usado na alimentação de animais.

Ao verificarem a carga, os fiscais da Sefa encontraram 900 estacas sem documentação regular. O valor da mercadoria foi estimado em R$ 11 mil. Foi lavrado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 4.375,00, correspondente à alíquota de ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) mais a multa. O valor foi pago no final da tarde de quarta-feira, mas a mercadoria continuou apreendida à espera da apresentação da guia florestal para liberação.

Segundo o coordenador da unidade, fiscal de receitas estaduais Gustavo Bozola, é comum na região a apreensão de cargas de madeira sem liberação pelos órgãos de controle ambiental e sem nota fiscal.