Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E PRODUÇÃO

Emater e Hemopa mantêm parceria em apoio a agricultores e artesãos

Instituições promovem feira de agricultura familiar nesta terça-feira (4) e quarta (5), das 8h às 13h, aberta ao público, em geral, na sede do Hemopa, em Belém

Por Vera Rojas (HEMOPA)
04/05/2021 12h46

Produtos naturais como mel de abelha, própolis e alimentos orgânicos têm preços acessíveis na feirinha da agricultura familiar “Adorei a iniciativa. São produtos de excelente qualidade. Comprei farinha, frutas, verduras, macaxeira, peixe. É muito importante comprar alimentos de boa qualidade, livre de agrotóxico e ainda ajudar as famílias que vivem da agricultura de nosso estado”. O relato é da servidora, Silvia Freire Esteves, uma das dezenas de pessoas que visitaram à feira da Agricultura Familiar, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com a Fundação Hemopa. O evento aberto ao público, em geral, aconteceu nesta terça-feira (4), e seguirá até amanhã (5), das 8h às 13h.

Incentivar a produção de alimentos orgânicos, oferecidos diretamente por quem os cultiva no território paraense, é um bom motivo para visitar e comprar na feira, voltada para quem aprecia alimentos saudáveis e, o melhor, a preços acessíveis.

“O evento destaca à população as parcerias que o Hemopa firma para a valorização dos nossos agricultores e artesãos. Isso faz bem para nós e para os comerciantes que, nesse momento de pandemia, precisam de nossa solidariedade”, disse a enfermeira Silvia Esteves, que atua na Gerência de Triagem de Doadores, na sede da Fundação Hemopa. 

Consumidor prestigiou a feira que segue até está quarta-feira (5) no pátio da sede do Hemopa, das 8h às 13h, em Batista CamposO espaço com as barracas personalizadas da Emater, montadas no pátio da Fundação Hemopa, também oferta produtos artesanais variados como bonecas de pano, chaveiros, panos de cozinha, tolhas e outros itens de decoração. O setor de alimentação é sortido com peixes, camarão, caranguejo, ovos caipira, frutas, verduras, mel, isentos de produtos químicos.

“Optar por uma alimentação mais orgânica é contar com refeições mais nutritivas, tendo em vista que esses produtos possuem maior concentração de nutrientes, vitaminas, fitoquímicos antioxidantes, como os polifenóis e carotenóides (substâncias que minimizam os efeitos do estresse oxidativo nas células), além de reduzir os riscos de alergias e outros problemas alimentares mais graves, como as intoxicações alimentares. Além disso, alimentos orgânicos são mais intensos e puros e, o mais importante, fortalecem o sistema imunológico”, disse a assessora técnica do serviço de Nutrição do Hemopa, Renata Sousa Ferreira.

A titular da Emater, Lana Roberta Reis do Santos, visitou a feira na manhã desta terça-feira. “Esse evento é de fundamental importância para dar visibilidade para a expansão da agricultura familiar. Isso tudo ajuda na divulgação do trabalho e dos produtos oferecidos, sem o atravessador. Esse contato direto com quem vai consumir, facilita ainda mais a troca informações e interesses em comprar os produtos”.

Lana Roberta Reis do Santos informou que os alimentos e produtos artesanais expostos na feira, podem ser adquiridos pelo telefone: (91) 3299.3400.

“Essa parceria vem de longa data. Todos podem participar dessa feirinha: servidores, moradores e quem transita pelos arredores do Hemopa, poderá consumir esses produtos, hoje e amanhã. Essa é mais uma importante ação do Governo do Pará em prol da população”, destacou o presidente do Hemopa, o administrador Paulo Bezerra, sobre a aliança com a Emater.