Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Igeprev lança manual de aposentadoria   

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
10/05/2021 14h20

O Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) elaborou uma cartilha com o passo a passo sobre a aposentadoria destinada aos servidores que já estão em tempo de requerer o benefício. As 22 páginas do exemplar trazem  informações  sobre todas as etapas e condições para a obtenção dos benefícios da seguridade social, detalhadas de forma simples e lúdica. São orientações importantes na  preparação para essa fase da vida, que requer planejamento documental e financeiro. 

A cartilha é  uma produção conjunta dos núcleos de Atenção Psicossocial(NAPS) e de Planejamento (NUPLAN) com a Diretoria de Previdência (DIPRE) do Instituto. "Através de nosso contato com o público, seja através dos projetos desenvolvidos pelo NASP, seja por meio dos atendimentos de outros setores, percebemos a necessidade de disponibilizar um material de orientação sobre os benefícios geridos pelo Instituto. A falta de orientação prévia implica dúvidas que podem se expressar em maiores níveis de estresse e ansiedade vivenciadas pelo futuro aposentado e pensionista", disse Juliana Galvão, técnica previdenciária.

Juliana ainda destaca que a cartilha é um suporte importante para  os interessados  em conhecer  melhor o  funcionamento da previdência estadual. “Reunimos uma equipe para construir o material, buscando aliar a informação à ludicidade e facilitar o entendimento de quem vai ler a cartilha. É mais um passo visando a aproximação do Igeprev à população, além de possibilitar a organização antecipada do futuro ex-servidor ou futuro pensionista para a solicitação de seu benefício".

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Previdenciária implantado pelo Igeprev, que está na busca pela certificação institucional junto ao programa Pró-Gestão, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, voltado para a melhoria dos regimes próprios de Previdência Social. 

Segundo Leonardo Lima, coordenador do Núcleo de Planejamento, a certificação propiciará avanços significativos e contínuos na qualidade dos processos internos de trabalho, na qualificação dos servidores, gestores e membros de órgãos colegiados de controle, além de promover a profissionalização da gestão previdenciária do Estado do Pará, que alcançará o patamar de política de Estado, evitando retrocessos nas conquistas institucionais obtidas. "O Instituto objetiva alcançar o nível II de Certificação no Programa Pró-Gestão RPPS ainda no primeiro semestre de 2021, com 19 ações a serem cumpridas, dentre as quais 14 encontram-se concluídas e 5 em andamento", informa.

Para alcançar a certificação, o Igeprev  implementou diversas  ações com foco no  reforço da  política de transparência do órgão e evolução da gestão previdenciária estadual, como a Política de Segurança da Informação, o Código de Ética, o Relatório de Governança Corporativa, Ouvidoria e a Cartilha Previdenciária, entre outras.

"Estamos buscando excelência na prestação dos serviços previdenciários no Pará. Já avançamos muito na expansão e melhoria dos atendimentos e queremos afinar ainda mais o contato com o nosso público alvo, para implantar estratégias que possam aumentar a confiança e satisfação de segurados e pensionistas," ressaltou Giussepp Mendes, presidente do Igeprev.

A cartilha previdenciária também está disponível no site www.igeprev.pa.gov.br