Ação Cidadania retoma atendimentos e percorre municípios no interior

Ao todo, foram emitidas mais de 300 cédulas de identidade, carro-chefe do Programa

11/05/2021 18h23 - Atualizada em 11/05/2021 18h46

A emissão do documento de identidade sempre é o serviço mais procurado durante a Ação Cidadania, programa do Governo do Estado que através da Fundação ParáPaz percorre diversos municípios paraenses oportunizando aos cidadãos a terem acesso gratuito às principais documentações necessárias para o exercício da cidadania. 

Na manhã de terça-feira (11), o município de Bannach, no sudeste do estado, foi contemplado com a chegada do programa, instalado na Escola Maria Isabel, que além da emissão de 300 cédulas de identidade, ofertou 2ª via de certidões de nascimento e óbito; emissão da 2ª via, regularização do CPF e orientação jurídica aos moradores.

“Hoje, todos nós viemos atrás da identidade. Aproveitei e trouxe minhas três filhas que não têm esse documento. Minha esposa e eu estamos tentando tirar uma nova há 15 anos e não conseguimos, quando soubemos desta ação viajamos para cá mais de uma hora, mas valeu a pena”, comemorou Cleidson Souza Reges, de 35 anos.

O projeto “Entre Elas”, que esclarece sobre a atuação da Fundação ParáPaz no acolhimento às vítimas de violência, surpreendeu positivamente as mulheres que participavam da ação, como a Eduarda Martins.

“Enquanto eu aguardava atendimento, fui convidada para participar da roda de conversa e a troca que tivemos foi libertadora. É diferente quando encontramos outras mulheres e pessoas dispostas a te ouvir. Fiquei muita aliviada em saber que quando eu precisar de ajuda posso pedir socorro a alguém, foi um momento maravilhoso, estou muito grata”, comentou a jovem de 23 anos.

A ação integrada conta com a parceria da Polícia Civil e Defensoria Pública do Estado, e segue para novos atendimentos nos dias 12 e 13, em Rio Maria; e dia 14 em Sapucaia. 

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)