Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Seel apresenta projetos e promove workshop em Rio Maria, no sul do Pará

Visita técnica da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer visa o desenvolvimento das atividades desportivas no interior

Por Governo do Pará (SECOM)
17/05/2021 15h42

Equipe da Seel apresenta programas e projetos da pasta com foco no crescimento das atividades esportivas em Rio Maria A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) promoveu uma visita técnica no município de Rio Maria, no sul do estado, para conhecer de perto as estruturas desportivas, como campos de futebol e quadras públicas, a fim de potencializar eventuais parcerias para o desenvolvimento de práticas esportivas. Bannach, no sul do estado, e Salinópolis, no nordeste, serão os próximos municípios contemplados pela agenda técnica da Secretaria, ainda este mês.

A Seel visitará Bannach de 19 a 24, deste mês de maio, e finalizará a programação de visita técnica em Salinópolis, de 27 a 31 deste mês. Além de observar a estrutura do município para atividades de desportos, os técnicos apontam possíveis cenários esportivos a serem incentivados localmente junto à população, de acordo com as condições de cada município. A Seel avalia as características de estrutura de cada cidade, orienta e esclarece as formas de apoio institucional do Estado para atletas e entidades paraenses.

De acordo com o diretor Técnico da Diretoria de Esportes e Lazer da Seel, Erivelto Pastana, em Rio Maria, foram vistoriados os campos da Arena das Lendas e da Arena Parque e da Arena Vila; a quadra poliesportiva municipal e a quadra de areia de vôlei e de futevôlei; o Estádio Municipal Aranhão e a Praça da Bíblia. Na zona rural foram vistoriados os campos da Vila Betel, Vale da Serra e da Mata Azul.

Pastana informou que no workshop, os técnicos da Seel apresentam programas e projetos desenvolvidos pela pasta estadual. “A expectativa é que com a divulgação dos programas e projetos, o Estado e municípios possam viabilizar ações pela democratização do esporte, por meio de parcerias”.

A Seel desenvolve os programas Vida Ativa na Terceira Idade, Talentos Esportivos, Canoagem Pará, e os projetos Gol do Brasil e Clínica de Formação Continuada. Por causa da pandemia, esses projetos seguem com ações suspensas. A Secretaria gerencia também o Programa Bolsa Talento, que contempla 94 atletas de diversas modalidades com auxílio financeiro.

O workshop em Rio Maria contou com a participação de 30 profissionais da área esportiva municipal. “Essa visita técnica foi muito importante pois mostra a valorização dos municípios pelo governo estadual, através da Seel, dando esse apoio, sobretudo ao desenvolvimento do esporte amador, em todo o Pará. Estamos com boa expectativa”, avaliou o secretário de Esporte do município, Jardel Cardoso.

CURUÇÁ

O município de Curuçá, no nordeste paraense, foi visitado em abril, com vistorias em locais para prática de esportes nas comunidades de Mutucal, Iriritetua, Abade, Arapiranga, Km 42, Marauá, Carateteua, Vila de Araquaim, Boa Vista do Iririteua, KM 58, Membeca, Curuperé, e ainda no centro da cidade.

A visita foi finalizada com o Workshop, assistido por 40 pessoas, realizado no auditório da Prefeitura Municipal.  Representando o Poder Executivo do município, o chefe de Gabinete Edivan Moura destacou que “a visita da Seel é a demonstração do compromisso em garantir a cooperação entre secretarias com a finalidade de oferecer projetos que incentivem o esporte e a qualidade de vida da população curuçaense”.

Todas as informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pela Seel, e também sobre as formas de apoio financeiro a atletas e eventos podem ser conferidas no site: www.seel.pa.gov.br.

*Por Paula Portilho (Ascom Seel).