Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Governo do estado garante sinalização viária em Salinópolis

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
22/05/2021 20h16

Garantir ruas sinalizadas e mais segurança a condutores e pedestres é o objetivo da ordem de serviço assinada pelo governador Helder Barbalho, na tarde deste sábado (22), em Salinópolis, na região nordeste paraense. A iniciativa integra o projeto Sinalização de Trânsito por Todo o Pará, executado pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O projeto é uma forma de o governo colaborar com os municípios, garantindo a sinalização vertical e horizontal das vias. 

O projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras e prevê a cobertura dos 144 municípios. Até o momento, já foram firmados mais de 20 convênios, garantindo ajuda financeira para executar as obras de sinalização viária. De acordo com os convênios, cada gestor local elabora o seu plano de trabalho e executa as obras nas principais ruas da cidade. 

O governador Helder Barbalho destacou a importância do conjunto de obras que estão em curso em Salinópolis e que, segundo ele, vão potencializar o desenvolvimento econômico e turístico da região. “Estamos estruturando o município para ter cada vez receptividade e atração turística e, assim, potencializar o interesse de visitantes para que eles possam gerar desenvolvimento. São equipamentos que complementarão a cidade para bem receber quem mora e visita este município”, afirmou Helder.

O diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, explica que a sinalização garante, principalmente, organização e segurança no trânsito. “Fizemos esse projeto para atender a todos os municípios, organizar as vias de mão única ou mão dupla, e, dessa forma, reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito”, informa o diretor.

Segundo Gouveia, o primeiro passo é conhecer a demanda de cada cidade, realizar o levantamento técnico das vias junto com as equipes de cada órgão para, então, liberar a sinalização. No caso de Salinas, as obras iniciaram logo após a assinatura da ordem de serviço. 

Participaram, ainda, da agenda em Salinópolis, a deputada estadual, Paula Gomes, a vice-prefeita, Denise Monteiro, o titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) André Dias, a engenheira da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (Sedop), Cristina Vieira, além de vereadores municipais, prefeitos da região e autoridades locais.