Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Colaboradores do regional dos Caetés aderem ao Junho Vermelho e doam sangue no Hemopa Capanema

Por Vera Rojas (HEMOPA)
20/06/2021 12h45

Um final de semana cheio de solidariedade. Foi assim o sábado, 19, com a campanha de doação de sangue promovida pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em parceria com o Hemopa Capanema, em adesão ao Junho Vermelho, que incentiva esse ato solidário na população, visando a manutenção do estoque de sangue na hemorrede estadual.

A ação que foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), do HRPC, reuniu 26 colegas de trabalho que salvaram vidas, doando sangue. Entre eles, estava o coordenador do Ambulatório e Urgência/Emergência, o enfermeiro Rafael Inácio de Araújo, que realizou sua primeira doação de sangue e promete repetir esse gesto solidário, regularmente. 

“A sensação é ótima. Saber que estou contribuindo, junto com todos os outros, para que vidas sejam salvas. É um gesto maravilhoso que todos poderiam aderir. Isso faz parte do nosso dever como profissionais da saúde: contribuir para um mundo mais solidário e cheio de boas ações. Espero de coração, influenciar positivamente, muitas outras pessoas, a investirem nesse desejo de fazer o bem e doar sangue”.

De acordo com a enfermeira, Wanessa Rezende Gaspar Lameira, supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), e coordenadora do GTH, o HRPC presta assistência de média e alta complexidade, dispõe de 41 leitos e é referência para Neurocirurgia, Ortopedia/Traumatologia, Cirurgia Geral e Terapia Intensiva e, por isso, há grande necessidade de suporte com o abastecimento de sangue da Fundação Hemopa local.  “Sabemos que muitos de nossos pacientes dependem da transfusão para sobreviverem”.

Ainda segundo Wanessa, de janeiro a maio deste ano, foram realizadas 84 transfusões de sangue em usuários assistidos pela equipe multiprofissional da Unidade Hospitalar. 

“A nossa campanha é um compromisso com o Hemopa, em alusão ao  Junho Vermelho. Todos nós temos um único objetivo: salvar vidas com a doação de sangue. Por isso, convidamos os demais colegas, familiares, amigos e parceiros, para aderir a esse ato de amor e realizar a doação, não somente este mês, mas de forma habitual. “Doar sangue foi uma experiência única”, revelou Wanessa Rezende, que fez o ato pela primeira vez. Ela adiantou que os colaboradores serão encaminhados para esta ação, até o final deste mês.

Serviço - O HRPC é um órgão do Governo do Pará que atende usuários SUS e está localizada na  Av: Barão de Capanema, nº 3191/Bairro Centro, Capanema.
Mais informações: 91 3462-3051.