Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMA PARÁ

Candidatos a vaga nos cursos do Forma Pará já podem imprimir cartão de inscrição, para a prova do dia 4

Nesta etapa, foram ofertadas 1095 vagas distribuídas em 21 municípios.

Por Fernanda Graim (SECTET)
23/06/2021 09h50

Os candidatos que vão concorrer a uma vaga do Programa Forma Pará, chamada 2020, já podem imprimir os cartões de inscrição com o local da prova, que ocorrerá no próximo dia 4 de julho, das 8h às 12h. Nesta etapa, foram ofertadas 1095 vagas distribuídas, em 21 municípios. Entretanto, os candidatos concorrentes às vagas do distrito de Mosqueiro, serão avaliados por meio da prova do Enem.

Ofertado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará possibilita a união com Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas, prefeituras e associações municipais no intuito de expandir a oferta de vagas de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica), nos municípios onde não há polos de tais instituições ou onde não exista a oferta de determinado curso, porém haja demanda para tal. Para a realização dos processos seletivos especiais, o programa conta com a parceria da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A chamada 2020 foi lançada em agosto do ano passado e a prova para seleção dos candidatos, que ocorreria no dia 13 de dezembro, foi adiada por duas vezes, devido ao cenário pandêmico daquele momento. Com 19,52 candidatos por vaga, o curso de Gastronomia, ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Icoaraci, distrito de Belém, é o mais concorrido entre os oferecidos nesta etapa. O segundo curso com maior demanda é Psicologia, ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Jacundá, município da região sudeste paraense, com 14,46 candidatos por vaga.

A prova será composta por 35 questões, de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, para que o candidato escolha apenas uma delas. Serão cinco questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Cada questão correta da prova objetiva, valerá um ponto, totalizando 35 pontos.

A nota da prova dos candidatos não eliminados, nos termos do edital, será acrescida de 10%, para aqueles que tenham cursado, pelo menos um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município/distrito em que o curso está sendo ofertado, conforme indicação feita no ato da inscrição, que deverá ser comprovada no ato da habilitação, ao vínculo institucional.

A demanda completa por cursos, assim como os cartões de inscrição, para impressão, pode ser encontrado no site da Fadesp. Após a prova, os candidatos têm dois dias para entrar com recurso. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto.

Chamada 2021

A chamada 2021 do Forma Pará, será lançada na próxima terça-feira (29). Nesta etapa, o programa amplia o número de vagas ofertadas, serão quase 2.000, totalizando 37 turmas, em 34 municípios paraenses. Desta vez, o programa também conta com a parceria de todas as IES públicas presentes no estado (Uepa, Unifesspa, IFPA, Ufra, UFPA e Ufopa).

O Forma Pará já está presente em 10 das 12 regiões de integração do estado. Para os moradores dessas regiões, o programa representa uma porta de acesso à qualificação profissional. Os cursos se configuram como oportunidades únicas para serem aproveitadas ao máximo pelos estudantes, que assim, têm a chance de transformar suas vidas para melhor.