Pronto-Socorro Estadual Dr. Roberto Macedo alcança mais de 97% de aprovação entre pacientes
Com pouco mais de um ano de funcionamento, unidade já realizou mais de 42 mil atendimentos no pronto-atendimento adulto só em 2025

O compromisso com a qualidade no atendimento e o acolhimento humanizado tem feito a diferença na vida de milhares de paraenses que procuram o Pronto-Socorro Estadual Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém. Na manhã desta terça-feira (15), profissionais da unidade foram homenageados e receberam manifestações de elogio, registradas na Ouvidoria pelos usuários dos serviços, destacando a dedicação e o cuidado das equipes de saúde que atuam no hospital.

A iniciativa é parte do projeto “Ranking dos Elogiados do Mês”, promovido pela Diretoria Assistencial e pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que busca reconhecer o esforço dos profissionais e estimular a melhoria contínua dos serviços.
“Valorizar esses elogios é reconhecer o esforço de cada profissional que atua na linha de frente. É um gesto que fortalece a motivação, reafirma o propósito do nosso trabalho e cria um ambiente mais humano e acolhedor”, destaca a tecnóloga em gestão hospitalar Bruna Costa, líder do SAU/Ouvidoria.
Destaques no atendimento adulto

Entre os setores mais bem avaliados está o Pronto Atendimento Adulto (PAA), que, só neste ano, já atendeu mais de 42 mil pacientes – quase o dobro do registrado no atendimento pediátrico. Os relatos de satisfação vão desde o acolhimento humanizado até a limpeza das instalações e a organização da unidade.
“Todos me trataram com muito respeito e educação. Estou internado há 18 dias e só tenho elogios à equipe de enfermagem, aos copeiros e à alimentação servida. Me sinto cuidado”, afirmou o paciente Guilherme Neves, morador de Icoaraci.
Outro ponto destacado pelos usuários foi a atuação atenta de profissionais da enfermagem e supervisores, que acompanham o tempo de espera e buscam garantir dignidade mesmo em momentos críticos.
“A gestão estadual tem reforçado entre os profissionais que a gente cuida do amor de alguém. Isso tem sido levado a sério por toda a equipe. Esse reconhecimento dos usuários é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma o enfermeiro Maycon Paiva, do setor mais elogiado da unidade.
Aprovação da população
Com 97,77% de aprovação entre os usuários, o PSRM se consolida como referência em urgência e emergência para Belém, distritos e municípios da Região Metropolitana. Localizado no bairro Parque Guajará, às margens da avenida Augusto Montenegro, o hospital atende pacientes em casos de alta complexidade, com equipes multidisciplinares atuando 24 horas por dia.
“Estamos qualificando continuamente nossos processos e ouvindo atentamente a população. As manifestações de elogio, sugestão e melhoria recebidas pela Ouvidoria são fundamentais para aprimorar o atendimento", explica o diretor assistencial Aristônico Rodrigues.
Estrutura e especialidades
O PSRM dispõe de 119 leitos, distribuídos entre os setores de pronto atendimento adulto e pediátrico, internação e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A unidade também conta com seis salas cirúrgicas totalmente equipadas, aptas a realizar procedimentos de média e alta complexidade, inclusive videocirurgias minimamente invasivas, que aceleram o tempo de recuperação dos pacientes.
Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital é um dos pilares da reestruturação da saúde pública promovida pelo Governo do Pará.
Serviço à população - O Pronto-Socorro Estadual Dr. Roberto Macedo está localizado na Avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, em Belém, e funciona em regime de plantão 24 horas, com atendimento de urgência e emergência. A população pode registrar sugestões, elogios e reclamações diretamente na Ouvidoria da unidade ou pelo canal estadual de saúde.