Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Seaster fortalece ações de geração de emprego e renda com o Maranhão

O encontro realizado em Belém reuniu gestores e técnicos que atuam com a intermediação de mão de obra e qualificação profissional

Por Camila Santos (SEASTER)
23/06/2021 20h19

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveu na terça (22) e quarta-feira (24) um encontro interestadual entre as secretarias que estão à frente das ações de geração de trabalho, emprego e renda nos estados do Pará e Maranhão. O evento, proposto pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária do Maranhão (Setres), reuniu gestores e técnicos que atuam em órgãos voltados ao atendimento de demandas relacionadas à intermediação de mão de obra e qualificação.Reunião do titular da Seaster, Inocencio Gasparim (c), com a equipe técnica do Estado do Maranhão

No primeiro dia, a comitiva se reuniu com o titular da Seaster, Inocencio Gasparim. Na apresentação dos projetos executados pelo Governo do Maranhão, o secretário reforçou a importância da articulação entre as secretarias de Trabalho. "A nossa região, nossa cultura, nossas peculiaridades acabam criando uma sinergia com as do Maranhão. Elas nos aproximam, e por isso temos nos unido para fortalecer o trabalho já desenvolvido entre os estados, aprendendo e ensinando, trocando experiências e construindo politicas públicas na geração de emprego e renda", destacou Inocencio Gasparim.

O secretário adjunto Miriquinho Batista (c) destacou a importância da troca de experiências entre os dois governos O secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Seaster, Esmerino Neri Batista (Miriquinho Batista), reforçou que o momento é de troca de experiências positivas para o aprimoramento do trabalho desenvolvido no âmbito estadual. "Esse encontro é marcado pelo ensino e pela aprendizagem. É o momento onde a gente aprende com eles e, de alguma forma, ensina, sugere e interage, trabalhando com o mesmo intuito de melhorar o atendimento voltado à nossa população e, principalmente, ao nosso trabalhador", disse o secretário adjunto.

Nesta quarta-feira (23), segundo dia da programação, a equipe visitou espaços de atendimento, entre eles um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e empreendimentos de grupos da economia solidária.

Soma de esforços - Brígida Santos, supervisora do Sine no Maranhão, afirmou que a parceria entre as frentes de trabalho do Pará e Maranhão fortalece as ações já desenvolvidas. "Essa troca de conhecimento soma para os dois estados. Eu acredito e torço para que seja só o início dessa parceria. Nós sabemos dos cortes que temos enfrentado em relação às politicas de trabalho e emprego em nosso País. Então, fortalecer os estados é fundamental, somando esforços e experiências. Quero parabenizar a Secretaria pelo trabalho desenvolvido, por possibilitar um atendimento de qualidade e com dignidade ao trabalhador. Levamos em nossa bagagem uma somatória que, com certeza, vai chegar a nossa região de forma positiva", complementou a técnica. Participantes visitaram espaços de atendimento e empreendimentos de grupos da economia solidária

Além das políticas já desenvolvidas no segmento do artesanato e da economia criativa, o grupo conheceu a logística utilizada pela Seaster na execução de ações voltadas à empregabilidade, como a implementação do Programa Primeiro Ofício.

Jowberth Alves, titular da Setres, enfatizou que "o trabalho conjunto e a parceria com a Seaster atrai novos aprendizados, soma as expertises e fortalece as experiências, para que os estados consigam construir políticas públicas que atendam realmente quem mais precisa".