Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM MARITUBA

Moradores do bairro Nova União/São Francisco visitam as obras da Usina da Paz

Visitas prévias aproximam comunidade dos espaços que trarão mudanças na vida de comunidades

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
06/07/2021 15h17

As obras da Usina da Paz Nova União/São Francisco, em Marituba, seguem em ritmo acelerado, e na manhã desta terça-feira (06) representantes da comunidade foram conhecer o espaço, e as futuras instalações da UsiPaz. Morador da área há 30 anos, Roberto Reis foi um dos visitantes,  e ressaltou a importância desse empreendimento.

Líder comunitário faz avaliação positiva‘’Eu me sinto muito feliz em poder ter conhecido as instalações da Usina que está sendo implantada aqui na comunidade, esse que é um projeto grandioso e vai trazer muitas vantagens para a população maritubense, já que somos um bairro muito carente e estava precisando de um espaço como esse, que vai atender várias áreas, como esporte, cultura e lazer’’, afirmou o presidente da associação dos moradores Nova União.  

Para o líder comunitário, esses benefícios são de grande relevância. ‘’Aqui no bairro nós não temos uma área de lazer para os jovens e adolescentes. Era uma área que até então era esquecida pelo poder público, aqui nós não tínhamos opção de nada, e essa obra veio em boa hora’’, concluiu ele.

O diretor das Usinas da Paz (UsiPaz), coronel Marcos Lopes, falou da importância da integração com os moradores. ‘’Um dos pontos de apoio desse projeto é participação da comunidade. É muito importante que esses moradores possam saber o que é o projeto, como ele vai funcionar e quais são as suas possibilidades, então, é muito desejável e quase um passo essencial que a comunidade conheça a estrutura da Usina da Paz, quais os serviços que vão ser ofertados e como essa comunidade poderá ser atendida dentro da UsiPaz. Então, essas visitas prévias fazem com o que esses líderes comunitários possam informar a comunidade sobre o que está acontecendo na Usina e também o andamento das obras’’, disse o diretor das UsiPaz. 

Cotidiano no canteiro de obras inspirou Júlio do Vale em cançãoA obra também trouxe benefícios e esperança para quem trabalha no canteiro de construção, como o fiscal civil Jânio do Vale. Ele contou que se sente muito feliz em poder fazer parte desse trabalho, e até compôs uma canção que fala sobre o empreendimento.

‘’Eu componho há mais de 30 anos, estou trabalhando aqui há três meses, e percebi o grande projeto que está sendo feito pelo TerPaz, foi então que tive uma ideia de compor uma música, justamente para falar da inclusão social. Na canção eu também falo das outras Usinas que estão sendo feitas, é uma música que compus de coração e em agradecimento’’, ressaltou o trabalhador. 

 Parceria

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado.

As obras em Marituba estão sendo executadas em parceria com a empresa Vale, que está arcando integralmente com os custos. O Governo não receberá nenhum recurso econômico, mas receberá a Usina pronta e equipada.

 

Espaços e Serviços 

Entre os espaços, as UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.