Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E LAZER

Estação, Mangal e Utinga são ótimas opções de lazer no penúltimo final de semana de julho

Pontos turísticos de Belém, os espaços oportunizam contato com a natureza, a cultura e a gastronomia paraense. O acesso é gratuito e exige o uso de máscara. 

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
22/07/2021 16h10

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna tem entrada franca e retomou os passeios de bike e atividades de trilha, entre outrasEstação das Docas, Parque Zoobotânico Mangal das Garças e Parque Estadual do Utinga, complexos administrados pela Organização Social Pará 2000, são ótimas opções de lazer para quem vai ficar em Belém, no penúltimo final de semana de julho. Os locais são pontos turísticos de referência da cidade, onde é possível estar em contato com a natureza, a cultura e a gastronomia paraense. O acesso e a permanência nos espaços são gratuitos e exigem o uso de máscara. 

ESTAÇÃO DAS DOCAS

A Estação das Docas é um dos complexos turísticos que mais refletem a região amazônica. Referência nacional, o espaço congrega gastronomia, cultura, moda e muito mais. Os 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém garantem um agradável passeio com vista para Baía do Guajará, onde é possível contemplar um belíssimo pôr do sol ao fim da tarde. 

O complexo é aberto ao público e funciona todos os dias em horário diferenciado: às segundas e terças, das 10h à 00h; às quartas, das 10h à 1h; de quinta a sábado, das 10h às 2h; e no domingo das 9h à 00h.  

Confira o horário de funcionamento para este fim de semana:
Sexta-feira (23/07/21) : 10h às 02h
Sábado (24/07/21) : 10h às 02h
Domingo (25/07/21) : 9h à 00h

PARQUE ZOOBOTÂNICO MANGAL DAS GARÇAS
O Mangal das Garças fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, e tem uma mostra da fauna e flora amazônicaO Parque Zoobotânico se consolida como um dos melhores destinos quando a ideia é um passeio ao ar livre. No local, é possível a aproximidade com uma amostra da fauna e da flora amazônica e ainda a apreciação da culinária regional. O Mangal é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

Com atrativos que garantem a diversão de crianças e adultos, durante uma caminhada no Mangal é possível ver animais de vida livre como garças, iguanas e flamingos pelos caminhos e trilhas, também as aves pernaltas, marrecas e quelônios que convivem embelezados pelas vitórias régias nos lagos artificiais.

Programação diária no Mangal:
- Momento de alimentação das tartarugas no lago: 9h
- Momento de iguanas na trilha: 9h
- Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)
- Passeio da Coruja Olívia: de terça a sexta – 17h
- Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30
Espaços monitorados: Farol, Viveiro das Aningas, Museu Amazônico da Navegação e reserva José Márcio Ayres (borboletário).
*Para visitar os espaços monitorados, é necessário adquirir o ingresso por R$ 5

Veja o horário de funcionamento do Mangal para este fim de semana:
Sexta-feira (23/07/21): 8h às 18h
Sábado (24/07/21): 8h às 18h
Domingo (25/07/21): 8h às 18h
Segunda-feira (26/07/21): fechado para manutenção

PARQUE ESTADUAL DO UTINGA CAMILLO VIANNA
O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é uma ótima opção de lazer no mês das férias. Recente, foi permitida a liberação gradativa da prática de exercícios e esportes ao ar livre no local. Os passeios de bike, atividades de trilha, rapel, tirolesa e boia cross estão novamente disponíveis, desde que agendados e acompanhados por condutores credenciados. O Parque funciona de quarta a segunda, das 6h às 17h, com entrada franca. 

A direção do Parque do Utinga informa que o número máximo de participantes para as atividades de trilha e boia cross é de 15 pessoas. Nas trilhas como a Trilha da Mariana, Trilha do Gaúcho, Trilha do Breu Branco, Trilha do Bolonha, Trilha do Amapá são permitidas caminhadas com condutores ambientais autorizados.

No aplicativo do Parque do Utinga, o visitante pode ver a lista de condutores ambientais autorizados com suas respectivas informações e contatos para realizar o agendamento. Já as Trilhas do Patauá, do Yuna e da Capivara podem ser feitas de maneira autoguiada, ou seja, sem obrigatoriedade de contratação de condutor ambiental, sendo que as duas últimas podem ser feitas também de bicicleta. 

Confira o horário de funcionamento do Parque para este fim de semana:
Sexta-feira (23/07/21): 06h às 17h
Sábado (24/07/21):  06h às 17h
Domingo (25/07/21): 06h às 17h
Segunda-feira (26/07/21): 06h às 17h
Terça-feira (27/07/21): fechado para manutenção.

*Texto de Beatriz Pastana / Ascom OS Pará 2000.