Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

IV Jornada de psicologia da Santa Casa relata a atuação do profissional na pandemia de Covid-19

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
27/08/2021 18h56

Em alusão ao dia do (a) psicólogo (a), os profissionais que atuam na Santa Casa realizaram, nesta sexta-feira (27), a IV jornada de psicologia da instituição que teve como tema: 'Atuação da Psicologia no cenário da pandemia de Covid-19, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará'. O evento marca o trabalho da psicologia durante o enfrentamento à pandemia.

De acordo com a psicóloga Claudia Colino, referência técnica da psicologia na Santa Casa, o trabalho do psicólogo é imprescindível para o paciente, acompanhante, familiar e mesmo como suporte para os outros profissionais de saúde. A Jornada é um momento que nós temos para discutir a nossa atuação profissional, no nosso dia-a-dia, em que estamos valorizando o que nós fazemos. Porque a valorização começa pela própria categoria.

“Momento que nos sentamos para discutir o que foi feito em um período tão crítico, tão delicado. No hospital é uma forma de nos olharmos, de estarmos nos fortalecendo, nos motivando, para lidar com todas as situações. E um hospital do porte da Santa Casa, trabalhamos com muitas variáveis, com muitas situações difíceis. E é muito importante fazer um evento como esse, porque acabamos dessa forma nos motivando, olhando e observando quanta coisa boa nós fazemos. É uma forma também de celebrar o nosso dia falando da importância do nosso trabalho aqui”, pontua Claudia.

Norma Assunção, médica e diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, diz que “o fato da psicologia fazer estes últimos anos uma jornada, onde se discute todo processo de trabalho, técnicas novas, discussões do cotidiano, é muito importante no fortalecimento do serviço da psicologia dentro da instituição, porque eles começam a se valorizar enquanto profissionais e rever tudo o que foi construído. Essa jornada é muito salutar”, destaca a Norma.

“Todos os profissionais, que compõem a equipe multidisciplinar tem o seu papel importante na assistência. Porque o paciente é um ser integral. Eu não posso só curar uma ferida, eu tenho que curar desde a mente desse paciente e também seu corpo físico. Não tem como separar um profissional de suma importância no cuidar. A equipe multidisciplinar é que cuida desse paciente e o profissional de psicologia tem esse papel, de contribuir na recuperação da saúde dos nossos pacientes”, enfatiza a diretora.

Atuações da psicologia – Durante o evento, no auditório do hospital, a psicóloga Andresa Ferraz discorreu sobre o tema: "A assistência psicológica em plantão noturno"; depois foi a vez da psicóloga Larissa Ribeiro que falou sobre "O psicólogo na UTI Pediátrica: intervenção junto aos familiares"; a terceira apresentação veio de Luana Matos que falou sobre ‘Impactos emocionais da pandemia de Covid-19, no período gravídico-puerperal’; e a última apresentação foi da psicóloga Ana Carolina Lins, que abordou o tema: "O fazer psicológico em Enfermaria Covid Adulto: Um relato de experiência".

Atualmente, cerca de 40 profissionais da psicologia vivem o desafio de atuar nos diversos setores da Santa Casa do Pará. Uma equipe experiente, engajada e versátil, que exerce seu ofício desde as áreas de referência, como urgência e emergência obstétrica, maternidade, neonatologia e pediatria, até às UTIs, clínica médica, clínica cirúrgica, ambulatórios, além da área administrativa e do trabalhador.

Uma atuação que recentemente, se estendeu ao apoio dado a familiares e pacientes vitimados pela Covid-19, quando a Santa Casa se tornou uma das unidades de referências no estado.