Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Sedap capacita produtores de Jacundá e São Domingos do Araguaia sobre Inseminação Artificial

Os treinamentos já beneficiaram aproximadamente 100 criadores de gado de corte e de leite em diferentes regiões do estado

Por Governo do Pará (SECOM)
27/09/2021 16h01

Cerca de 100 produtores já foram capacitados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através do Curso de Inseminação Artificial (IA) na pecuária de corte e de leite. Nesta segunda-feira (27), a secretaria iniciou a programação em mais um município: São Domingos do Araguaia, na Região de Integração de Carajás. A capacitação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Semana passada, a Sedap concluiu a realização desse mesmo curso no município de Jacundá, na Região de Integração Lago Tucuruí. A programação foi uma realização da Coordenação de Produção Animal e da Gerência Regional de Carajás da Sedap que também coordenou a ação em Rio Maria, Pau D’Arco e Marabá, municípios que já receberam a capacitação.

Além de levar o acesso aos produtores sobre as técnicas de IA, o treinamento, como frisou o coordenador de produção animal da Sedap, veterinário Ronnald Tavares, acarretará em um rebanho de melhor qualidade. “O curso visa a melhora do rebanho e a geração de renda aos produtores rurais que participam da capacitação”, salienta o coordenador. 

A quantidade de alunos atingidos com o treinamento, segundo adiantou Tavares foi a seguinte: Marabá(9),Jacunda(14), Rio Maria( 10),Pau d'arco(14) e São domingos do Araguaia( 15). Ano passado essa mesma capacitação foi realizada em São Félix do Xingu (duas turmas de 25 alunos) e em Tucumã( 9 alunos). 

De acordo com o veterinário, em Jacundá, a programação foi coordenada pelo gerente regional dos Carajás, Fábio Henrique, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), através do secretário Joás Oliveira que cedeu a propriedade onde o curso foi realizado e da Prefeitura Municipal tendo a frente o prefeito  Itonir Tavares. A ação também teve o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Jacundá (Sinrural) e da Associação comercial e industrial de Jacundá (Acij).

Aprovação - O treinamento em IA está sendo muito bem aprovado pelos participantes. Um dos produtores  que  aprendeu as técnicas da Inseminação Artificial foi  Adilson Santos, de Jacundá. Ele acredita que a capacitação irá proporcionar o melhoramento das atividades realizadas pelos produtores locais. “Vamos conseguir valorizar mais o trabalho da gente, além  de melhorar a técnica e a forma de trabalhar que será mais eficaz, com uma qualidade avançada que esse curso nos proporciona”, opinou Santos.

O diretor de agricultura da Semap, Eneias do Carmo, que também participa do treinamento, destacou que o desenvolvimento da pecuária local - tanto de corte quanto leiteiro – será um dos resultados proporcionado com a capacitação de IA. “O curso veio para ajudar a aprimorar ainda mais o nosso conhecimento e melhorar as técnicas. A Secretaria de Agricultura de Jacundá só tem a agradecer ao governo pela iniciativa”, destacou o diretor.

Araguaia - Segundo informou Ronnald Tavares, as atividades da capacitação em São Domingos do Araguaia estão ocorrendo na Fazenda Montessete. “O curso inicia nesta segunda (27) e vai até sexta-feira (1). Estaremos com uma turma de 15 alunos através da parceria da Sedap com a Secretária Municipal de Agricultura, que tem a frente o secretário Cleudison Nunes”, ressaltou. Ele complementou, ainda, o apoio recebido do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA), engenheiro Renato Milhomem, que disponibilizou a sua propriedade para as aulas práticas além do escritório da empresa Alta Genetics de Marabá, que também está apoiando a programação. 

*Texto de Rose Barbosa (Sedap).