Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Famílias de Piçarra recebem 'Sua Casa' e terão sistema de água

Por Ronan Frias (DETRAN)
05/10/2021 14h57

Em agenda oficial na cidade de Piçarra, o governador Helder Barbalho contemplou, nesta terça-feira (5), 50 famílias do município de Piçarra com o programa "Sua Casa". O benefício habitacional estadual tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento da mão-de-obra. A implantação de um sistema de água, por meio de convênio com a prefeitura, também foi garantido.

Eu peço a vocês que contratem o pedreiro do bairro e que comprem o material de construção daqui mesmo. Dessa forma, vocês estarão ajudando a cidade a crescer mais. Usem o recurso com sabedoria", defendeu Helder. Barbalho.

Para Orlando Reis, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), a iniciativa garante melhorias para a casa de famílias carentes e também aquece a economia local, uma vez que os beneficiados adquirem o material de construção e pagam pelo serviço temporário dos pedreiros e carpinteiros envolvidos na obra.

“O programa vem garantindo que as famílias consigam, finalmente, apoio para construir as casas, mas além disso, o governador Helder Barbalho foi sensível à situação dos moradores carentes. Na Cohab, percebemos que a maioria das famílias não conseguiam construir os lares porque não tinham recursos para pagar pelo serviço. Hoje o 'Sua Casa' extingue essa demanda que antes era reprimida”, explicou Reis.

Seu Almir Gomes da Cruz foi um dos primeiros a a receber o cheque do programa. Lavrador e idoso, ele contou que agora vai poder ter a casa própria. "Eu tenho o terreno, mas não tinha condições de construir. Agora vou poder ter o meu teto. Sou muito agradecido pela ajuda que recebi agora", contou.

Seu Almir mostra o cheque, que possibilitará a construção de sua casaOs investimentos na política habitacional por meio do "Sua Casa", estão sendo expandidos para todas as regiões, melhorando assim os índices habitacionais no Pará. Segundo estimativas da Cohab, o benefício já contemplou mais de 70 mil pessoas no período de 2019 até agosto de 2021, em todo o território paraense. O valor concedido por meio do programa é de até R$ 21 mil por família. 

Abastecimento de água 

Durante a agenda oficial em Piçarra, o governo do Estado anunciou outra importante ação para o desenvolvimento social das famílias da cidade. O governo paraense e a gestão municipal assinaram dois convênios para a implantação de um sistema de abastecimento de água voltado para o atendimento da população piçarrense. O documento, assinado pelos gestores, faz referência a fase 1 e da iniciativa e também da etapa 2 da obra.