Palestina do Pará recebe 'Sua Casa' e investimentos em infraestrutura no município

Estado beneficiou famílias com o auxílio habitacional, entregou equipado o Hospital Municipal, e o governador assinou protocolo para a construção da nova orla

06/10/2021 14h19 - Atualizada em 06/10/2021 15h19

Em Palestina, a dona de casa, Odilene Oliveira Andrade exibe contente o benefício do Programa Habitacional 'Sua Casa'O governador, Helder Barbalho, em agenda no município de Palestina do Pará, no sudeste do estado, na manhã desta quarta-feira (6), entregou a primeira parcela do programa social “Sua Casa” a 90 famílias. Por meio do programa, os moradores receberam o auxílio para aquisição de material de construção e pagamento de mão de obra. 

“O programa Sua Casa tem um olhar social de garantir habitação de qualidade, dignidade na moradia. Mas, além disto, também é importante por movimentar a economia local, fazer com que haja uma injeção de recursos no comércio do município, além da geração de renda na construção civil. Com isto, nós compomos cuidar da casa, melhorar a habitação e fortalecer a economia local para gerar emprego e renda”, disse o chefe do Executivo estadual. 

Os investimentos em política habitacional estão sendo expandidos para todas as regiões do Pará. Através da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), no período de 2019 até agosto de 2021, o governo do Estado já contemplou mais de 70 mil pessoas. O valor concedido pelo benefício é de até R$ 21 mil.

Moradores de Palestina do Pará, mulheres e homens, chefes de família, posam para foto ao lado do governador e comitiva de autoridadesSegundo o presidente da Cohab, Orlando Reis, a possibilidade de utilizar o benefício para efetuar o pagamento da mão de obra é a grande novidade do programa. “São pessoas que vão receber, portanto, ajuda para pagar o pedreiro, essa é a grande novidade do programa. E, também, recebendo o material de construção, a gente tem certeza que, com esses dois ingredientes, com a mão de obra e com material de construção, as pessoas vão poder realmente cumprir todas as etapas do programa e, portanto, ter a sua casa construída ou reconstruída, reformada, o que vai proporcionar uma vida melhor, uma condição de moradia mais digna, mais justa. Na verdade, essa é a ideia, esse é o propósito. Fazer com que a gente possa levar os benefícios do programa por todos os municípios do Estado e, principalmente, ajudar aquelas pessoas que mais precisam da atenção e do carinho do governo”, reforçou. 

A funcionária de serviços gerais, Deuselita Nascimento, foi uma das beneficiadas. “É um sonho de muitos anos, não somente meu mas também de pessoas que me conhecem, que conhecem a minha luta e, principalmente, depois de 2010 para cá, quando tive problemas de saúde, ficou mais difícil realizar esse sonho. Hoje, eu vejo que está chegando esse momento. Sair de uma casa de pau a pique para morar em uma casa construída é um milagre pra mim”, comemorou.

O governador na entrega do Hospital Municipal de Palestina do Pará, equipado com investimentos do EstadoMais investimentos – Ainda durante a agenda, o governador do Pará participou da entrega do Hospital Municipal de Palestina do Pará, que foi equipado através de investimentos do Estado, com a aquisição de raio-x, ultrassom, um novo centro cirúrgico, possibilitando a realização de pequenas cirurgias, e uma nova sala de parto, garantindo que moradoras sejam atendidas na cidade sem precisar se deslocar para outros municípios.Unidade tem raio-x e ultrassom, entre outros equipamentos

Na ocasião, visitou as obras da Escola Estadual 21 de Abril, para onde foram garantidos pelo governo estadual recursos para a conclusão dos trabalhos no prédio. Em breve, será entregue à comunidade uma escola totalmente reconstruída e equipada para atender os alunos. 

Helder Barbalho também assinou o Protocolo de Intenção para a construção da nova orla do município, com o objetivo de fomentar o turismo na região. A partir desta assinatura, a previsão é que o governo dê início às obras em até 12 meses. Além disso, habilitou a prefeitura local para análise e emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), dando autonomia à gestão municipal para fortalecer os processos de regularização do cadastro de imóveis rurais e agilizar os procedimentos de licenciamento. 

“Nós estamos fazendo ações importantes, ajudando as pessoas através do programa social Sua Casa, mas também estruturando o município com equipamentos para o Hospital Municipal, com obras de abastecimento de água, que vão solucionar o maior problema da cidade. Água é vida, água é saúde. Uma obra estruturante para Palestina. Avançando, também, com a infraestrutura da orla da cidade, já que a vocação de ter o Rio Araguaia faz com que o turismo e o lazer sejam pontos estratégicos e, claro, avançar nas parcerias para que nós possamos aproximar os serviços públicos da população, seja através do cadastro ambiental rural, seja com serviços diversos de cidadania. Com isto, o governo do Pará está presente aqui em Palestina”, finalizou o governador.

Por Barbara Brilhante (PGE)