Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) apresenta o programa TerPaz para aprovados do PSS

Profissionais que vão atuar nas Usinas da Paz obtiveram orientações sobre as ações nos bairros do Icuí-Guajará, em Ananindeua, e da Cabanagem, em Belém

Por Governo do Pará (SECOM)
08/10/2021 15h37

O professor, Emerson Ferreira (em pé), entre outros profissionais, participou da reunião sobre os trabalhos nas Usinas da PazA Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) promoveu, na manhã desta sexta-feira (8), em Belém, uma apresentação sobre o programa estadual Territórios pela Paz, e as Usinas Pela Paz, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), aos 21 aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS).

O intuito foi o de levar informações e serviços aos profissionais que vão atuar nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, e da Cabanagem, em Belém. “Essa política pública é muito importante na formação do cidadão. Já sentimos orgulho, porque já observamos as mudanças no futuro. A Seel compõe um time do governo do estado e nós temos esse papel, de ser agentes transformadores. Por isso, sejam todos bem-vindos”, disse Vitor Borges, secretário-adjunto da Seel.

O encontro contou com a participação de representantes da Seac, como o diretor geral do Núcleo de Relações Institucionais, Júlio Alejandro Quezada; a diretora geral do Núcleo de Articulação da Cidadania, Juliana Barroso; e o diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Lopes.

“A função dos professores é de contribuir para esse processo de melhoria. É importante ressaltar o trabalho das secretarias e órgãos, que atendem os 7 territórios do TerPaz, para assim levar serviços públicos de qualidade e dar melhores condições de vida da população”, afirmou Júlio Alejandro.

Após as apresentações também foi debatido o cronograma das atividades, bem como outras informações acerca das UsiPaz.  “A expectativa é imensa, bem como a ansiedade de conhecer a realidade dos alunos e da população que fazem parte do programa. Quero desenvolver essas atividades físicas, na área aquática e passar meus conhecimentos e minha experiência aos alunos”, conta Emerson Ferreira, professor.

Usinas da Paz - A UsiPaz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.

As UsiPaz são complexos voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, onde terão ambientes esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de danças.

*Texto de Bianca Rodrigues (Seel).