Secretaria de Educação do Pará capacita profissionais da Educação em Itaituba

Primeiro encontro presencial com a URE 12, Saen e Caec, foi realizado no município do sudoeste paraense e reuniu gestores, professores e coordenadores 

22/10/2021 16h39

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), através da Unidade Regional de Ensino 12 (URE 12), Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) e Coordenadoria de Ações Educacionais Complementares (Caec), realizou o primeiro encontro intersetorial, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp), no bairro Centro, em Itaituba.

A ação objetivou orientar professores, técnicos, gestores e ainda representantes das secretarias municipais de Educação e da Saúde, que fazem parte da URE 12, sobre os programas que a Caec coordena, entre eles, o Busca Ativa, Saúde na Escola, Conselho Escolar.

A ação também buscou fortalecer as políticas públicas municipais e criar novos meios para um planejamento integrado entre o Município e a Seduc, visando o atendimento dos estudantes, moradores da região, em sua integralidade. Para alcançar a integralidade desse atendimento, a Seduc defende o planejamento intersetorial com a participação de todos os atores presentes na vida dos alunos.

“O município de Jacareacanga ganha muito em participar desse evento junto com a Seduc e tenho certeza que iremos levar coisas boas para colocarmos em prática no nosso município, aprendemos muito e iremos nos mobilizar para que possamos colocar em prática nas escolas de Jacareacanga tudo o que aprendemos aqui”, ressaltou o secretário de Educação de Jacareacanga, Danilo Costa.

A técnica da URE 12, professora Alessandra Neves, frisou que o evento fortalece a união entre comunidade, escola e estado para poder levar educação de qualidade ao sudoeste do Pará. “A iniciativa da Caec, de reunir todos os municípios da URE 12, é de fundamental importância para a nossa regional. Além de integrar a escola com outros órgãos, é importante para integrar a comunidade escolar com esses órgãos públicos e fortalecer a união entre a comunidade, escola e estado. E, sem dúvida, esse evento vem fortalecer a qualidade do ensino na URE 12”, disse a professora Alessandra.

A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos. Sendo assim, para a Seduc, a intersetorialidade possibilita articulações com diversos atores da sociedade, e a escola pode ser vista além da educação através da parceria com órgãos de saúde e sociais. O encontro encerrou nesta quinta-feira (21) e chegará a outras regiões do estado. 

*Texto de Marx Vasconcelos / Evaldo Júnior (Ascom Seduc).

Por Evaldo Júnior (SEDUC)