Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Paraenses têm apoio da Seel e conquistam medalhas no Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo

O evento em São Paulo foi organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo e contou pontos para o ranking individual das atletas

Por Governo do Pará (SECOM)
01/12/2021 14h45

Em um cenário, que por anos foi ocupado predominamente pelo gênero masculino, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e títulos importantes. As atletas paraenses, Edna Costa e Laila Pinheiro, são um bom exemplo. Elas representaram o Pará e trouxeram três medalhas do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, em São Paulo, de 25 a 28 deste mês de novembro. As lutadoras contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

"Quero parabenizar as atletas pelo resultado obtido no mundial. A Seel mantém a sua função primordial, que é a de fomentar o esporte. Temos duas mulheres medalhistas no campeonato. É um orgulho muito grande para o Pará e, pela questão, do empoderamento feminino no esporte também", disse Vitor Borges, secretário-adjunto da Seel.

A faixa preta, Edna Costa, competiu na categoria Adulto/Pluma e conquistou a medalha de ouro. “Buscar esse título era uma questão de realização pessoal. Então, fechar o ano com essa conquista foi maravilhoso. É uma honra representar meu estado na maior elite do Jiu-Jitsu”, confirmou Edna.

Laila Pinheiro, faixa roxa, conquistou duas medalhas de bronze nas categorias Adulto/Pluma e Absoluto. Na competição, a atleta lutou quatro vezes, duas em cada categoria. A conquista das medalhas se deu, segundo Laila, graças aos treinamentos rigorosos e alimentação saudável.

Sobre a competição, Laila declarou: “Foi uma experiência única, pois foi um sonho há seis anos. Agradeço a todos da Seel, pois ajudaram uma atleta a realizar um sonho”, disse Laila.

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo e contou pontos para o ranking individual das atletas.

*Texto de Bianca Rodrigues (Ascom Seel)