Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO COVID-19

Pará recebe mais vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira (07)

As 23 mil doses da Astrazeneca (Fiocruz) chegaram ao estado no final desta manhã

Por Caroliny Pinho (SESPA)
07/12/2021 14h59

O Pará recebeu, na manhã desta terça-feira (07), no Aeroporto Internacional de Belém, mais 23.000 doses da vacina Astrazeneca, fabricada pela Fiocruz. Até o momento, o estado já recebeu 13.099.275 doses de imunizantes, distribuídos entre Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen. 

Na última segunda-feira (06), o Governo do Estado publicou no Diário Oficial (DOE) as legislações que preveem a ampliação da cobertura vacinal da população no Pará, por isso, a equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu as vacinas no aeroporto e já organiza o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio das doses será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação. 

“A Sespa tem recomendado aos municípios com baixo índice de vacinação que realizem busca ativa principalmente entre as pessoas que não tomaram nenhuma dose, pois é importante que todos iniciem o quanto antes o processo de imunização”, afirma Daniele Nunes que é diretora de Epidemiologia da Sespa. 

Com a chegada do novo quantitativo, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destaca a importância de completar o esquema vacinal. “É muito importante que quem ainda não se vacinou procure o posto mais próximo no seu município. Já disponibilizamos doses a todas as cidades para 1ª, 2ª ou dose de reforço. A vacina é a ferramenta mais importante que temos para frear a pandemia e é muito importante completar essa imunização para garantir que o vírus pare de circular”, avaliou. 

Vacinômetro

Em dados atualizados, até a manhã desta terça-feira (07), o Vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 13.076.275 doses de imunizantes do Ministério da Saúde. No total, 5.418.042 pessoas tomaram a primeira dose (72,55% de cobertura vacinal), 4.129.548 tomaram a segunda dose (55,29% de cobertura vacinal) e 316.508 pessoas já tomaram a dose de reforço (4,24% de cobertura vacinal). 

No vacinômetro a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.