Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FLUXO

Terminal Hidroviário de Belém registra circulação de mais de 600 mil usuários em 2021

As localidades de Camará, Ponta de Pedras, Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari foram os destinos mais procurados no último ano

Por Bruno Magno (SEOP)
04/01/2022 12h27

O Terminal Hidroviário de Belém (THB), administrado pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), fechou 2021 com o total de 613.703 mil usuários, um aumento de aproximadamente 8% em relação a 2020, quando 574.408 passaram pelo local. Para proporcionar conforto e segurança nas viagens, a Companhia continua reforçando os protocolos contra a covid-19.

Desde sua inauguração, em 23 de maio de 2014, o Terminal já registrou cerca de 4.688 milhões de passageiros. Em 2021, um total de 613.703 mil usuários passaram pelo espaço, um aumento de aproximadamente 8% em relação ao ano de 2020, quando 574.408 pessoas foram registradas. Em 2021, o THB teve uma média mensal de mais de 51 mil usuários por mês e quase dois passageiros por dia. As localidades de Camará, Ponta de Pedras, Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari foram os destinos mais procurados em 2021.

"Em 2021, o Terminal Hidroviário de Belém continuou oferecendo seus serviços de excelência para os usuários que precisam se deslocar para o interior do estado e vice-versa. Hoje temos um porto que oferece conforto tanto para turistas quanto para os usuários do estado. Como ainda estamos na pandemia, também reforçamos os protocolos de segurança contra a covid-19 e higienizamos o porto constantemente", frisou Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Segurança

Para oferecer mais segurança no THB, todos os usuários que chegam ou partem do local passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre a covid-19. Fiscais da Companhia também utilizam máscaras, luvas, e fazem o uso de álcool em gel para atender aos passageiros. Além disso, foram afixados cartazes sobre dicas de prevenção da doença por todo o espaço e o sistema de som do THB orienta, minuto a minuto, para que os passageiros cumpram o distanciamento de segurança e utilizem máscaras. Espaços entre as poltronas também foram demarcados para evitar aglomerações.
 
Serviço: O Terminal Hidroviário de Belém opera todos os dias da semana, das 6h às 18h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 13 empresas de navegação.

As intermunicipais fazem o trajeto Belém – Camará – Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém – Mocajuba - Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte Alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.