Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BEM-ESTAR

Oncológico Infantil alerta para cuidados com saúde e alimentação no Dia da Saúde e da Nutrição

Especialistas do Hospital destacam a importância do consumo de alimentos frescos e variados para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano

Por Luana Laboissiere (SECOM)
01/04/2022 11h50

Colaboradores do hospital em conversa com nutricionista do HOIOLProfissionais do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado, sob a administração da Pró-Saúde, aproveitaram a última quinta-feira (31), data em que é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição, para realizarem ações com foco na alimentação saudável com usuários, acompanhantes e colaboradores da instituição.

Um levantamento feito em estudo do NutriNet Brasil, da Universidade de São Paulo (USP), em 2020, apontou, por exemplo, que durante a pandemia da Covid-19 houve aumento do consumo de produtos in natura entre a maioria dos participantes da pesquisa, porém, nas regiões Norte e Nordeste, houve alta do consumo de ultraprocessados, que são os alimentos industrializados.

Para o cuidado com o consumo adequado e equilibrado de alimentos que são levados à mesa, o setor de Nutrição e Dietética do Oncológico Infantil montou painéis com alimentos considerados perigosos à saúde.

Alimentação saudável no Hospital vem da horta hospitalar cultivada no espaçoDe forma lúdica, foram apresentados exemplos de alguns alimentos industrializados, como macarrão instantâneo, refrigerante, biscoito recheado, tempero pronto, salsicha, dentre outros. Cada produto exposto trazia também a quantidade real do alimento in natura presente na porção, conforme indicado na embalagem.

A nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Renata Porto, traz dicas importantes, como “variar a alimentação, incluindo todos os grupos alimentares, e para isso, o ideal é escolher os alimentos mais naturais possíveis, como frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, que favorecem o metabolismo e auxiliam no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e do açúcar no sangue, atuando diretamente na imunidade”, orienta Renata.

A nutricionista destaca também a importância de evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, temperos em pó industrializados. “Esses tipos de alimentos causam efeitos severos ao organismo, favorecendo o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão, dentre outras”.

Ações lúdicas de educação alimentar são realizadas junto com os pequenos pacientesJá o médico do Trabalho da Pró-Saúde, que atua no Oncológico Infantil, Márcio Maués, provoca uma reflexão. “Lembro de que o médico grego Hipócrates afirmou: que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento. Isto significa a importância do equilíbrio na dieta. É um dos motivos que permitiu ao homem ter uma vida mais longa e de melhor qualidade”, observa.

Maués lembra a todos sobre a necessidade de hidratação do organismo com a ingestão diária de água para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano, evitando os problemas respiratórios, intestinais, pedras nos rins, dentre outros.

Projetos

O Hospital Oncológico Infantil também possui projetos voltados especificamente para os colaboradores, como o "Canto Saudável", desenvolvido pelo setor de Medicina do Trabalho desde 2017. A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida que, por meio da disseminação de informações e hábitos saudáveis, visa auxiliar na melhora da saúde e bem-estar.  

Márcia Oliveira, analista de contratos do Oncológico Infantil, trabalha oito horas por dia no hospital e vai na contramão do pensamento de que ter qualidade de vida é um privilégio de poucos no contexto do dia a dia corrido.

“Eu decidi mudar a minha vida há um ano, quando percebi que minha saúde não ia nada bem. Comecei pela alimentação e prática de exercícios físicos”, revela Márcia.

“Hoje tenho uma alimentação com pouca gordura e açúcar, além de ingerir dois litros de água por dia. Faço musculação quatro vezes por semana, o que me ajuda a ter disposição durante todo o dia. Com essas mudanças de hábitos, minha saúde melhorou muito”, destaca Márcia.

Outro profissional que se preocupa com o seu bem-estar é o auxiliar administrativo Jean Mangabeira, que atua no setor ambulatorial do Oncológico. Mesmo tendo uma rotina de trabalho e estudo corrida, ele assumiu o compromisso de cuidar da saúde física.

“Começo às 5h da manhã com treino de musculação ou funcional. Faço uma alimentação saudável e equilibrada durante todo o dia, com a ajuda da minha irmã que é nutricionista. Também comecei a praticar yoga, o que está me ajudando muito na saúde mental”, conta o profissional, que destaca ainda o apoio familiar neste processo. 

Texto: Emanuel Jadir/Ascom Oncológico Infantil