Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Santa Casa entregará nova capela para servidores e usuários

Espaço sofre intervenções modernas, mas preservando as linhas arquitetônicas do local, que está com noventa e cinco por cento das obras concluídas

Por Governo do Pará (SECOM)
27/05/2022 10h20

Entre as várias obras que vêm sendo executadas pela atual gestão na Santa Casa do Pará está o antigo espaço em que funcionou, no século passado, o necrotério do hospital, no largo de Santa Luzia, na esquina da Avenida Generalíssimo com a rua Bernal do Couto. 

Para o engenheiro civil Carlos Queiroz Júnior, que supervisiona os trabalhos, eles mantêm a preservação histórica do formato original, na parte externa, e interna com moderadas intervenções modernas, que servirão para atender a demanda de realização de cultos religiosos variados, celebração de casamentos, além de servir como mini auditório e sala de aprendizagem.

“Noventa e cinco por cento da obra já foram concluídas e o prazo final será em junho próximo. Foram investidos R$ 81 mil na reforma da capelinha centenária. O espaço será todo climatizado e vai atender 30 pessoas sentadas”, informa o engenheiro.

Emília Monteiro Gonçalves, enfermeira da Fundação Santa Casa e uma das integrantes da pastoral da saúde, que atua no hospital, destaca que a nova capela ficou em um lugar de melhor acesso. “Por ficar logo na entrada do hospital, acho que vai ter mais oportunidade dos clientes, que às vezes estão aguardando uma consulta, terem uma oportunidade de fazer uma oração e também de participar das missas, das celebrações”.

“Gostei muito dessa decisão de colocar a capela neste espaço. Para nós, na nossa entrada, a gente já pode aproveitar para fazer uma oração e ter um dia de paz em nosso trabalho, que é o que nós precisamos. Quem trabalha com enfermo, tem que vir em paz para trabalhar, para você passar o melhor para esse paciente”, enfatiza a enfermeira.

Para a profissional, a expectativa de entrega do espaço é grande. “Eu espero assim que as pessoas adquiram o hábito de fazer as suas orações, e nos momentos que tiverem a sua folga possam se dirigir à capela, que já tem uma rotina de ficar aberta das 7h às 16h, e você vai ter a oportunidade de adentrar e fazer as suas orações, independente de sua religiosidade. Esperamos que esse novo espaço traga um ganho para a comunidade hospitalar”, destaca Emília.

Oziel da Silva, servidor público da Santa Casa há 17 anos, é pastor ligado à igreja Assembleia de Deus  e conta que a questão do apoio espiritual é um dever. “Vendo hoje essa restauração toda que a nossa capela aqui da Generalíssimo está passando, e por todo o processo que ela será ao longo desse tempo após a sua reinauguração é uma conquista, é um sonho realizado”.

“Mesmo sendo um pastor evangélico e conhecendo toda a história da Santa Casa dentro da questão católica, eu posso dizer que somos vitoriosos junto com os irmãos católicos e de outras denominações, de poder saber que hoje vamos ter um espaço destinado ao acolhimento espiritual, ao acolhimento pastoral independentemente da religião em que as pessoas terão um local para se refugiar e buscar o auxílio espiritual no momento que precisar”, destaca Oziel.

Espaço preservado

Durante todos esses anos, o prédio resistiu às mudanças da paisagem, e manteve as fachadas com frontão triangular inclinado, com janelas de vão ogival, com abertura em forma de rosácea ao centro. Dentro da concepção arquitetônica, a capelinha da Santa Casa mantém suas linhas neogóticas. Um retrato de uma época inspirada na arte gótica do período medieval.

O espaço em que vai funcionar a capelinha já serviu para vários setores, entre os quais o Registro de Nascimentos, Assessoria de Comunicação e ultimamente era ocupado pelo setor de Protocolo Oficial da Fundação Santa Casa.

 Texto: Ascom FSCMPA