Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM

Imprensa Oficial do Estado celebra Dia do Poeta com títulos publicados pela Editora Pública

. Com quatro linhas de publicações, entre elas, a de editais públicos e a linha comercial, a editora da Ioepa cumpre com seu objetivo ao possibilitar que autores regionais publiquem suas obras

Por Governo do Pará (SECOM)
19/10/2022 16h00

Para homenagear o Dia do Poeta, celebrado nesta quinta-feira (20), a Imprensa Oficial do Estado relembra algumas obras de poetas paraenses já publicadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir. Com quatro linhas de publicações, entre elas, a de editais públicos e a linha comercial, a editora da Ioepa cumpre com seu objetivo ao possibilitar que autores regionais publiquem suas obras. 

O dia 20 de outubro foi escolhido por ser o dia que surgiu o Movimento Poético Nacional, uma organização cultural voltada para a poesia e música, fundada na casa do jornalista e romancista brasileiro Paulo Menotti Del Picchia, na década de 70, em São Paulo. Apesar de não ser apoiada por lei, o Dia do Poeta é relembrado todos os anos pelo incentivo ao escritor que poetiza.

“O Dia do Poeta é muito importante, assim como é importante para nós incentivar a produção e publicação dos autores paraenses que se dedicam à poesia. A gente vê que o mercado acaba priorizando outros gêneros literários e a poesia é essencial para a vida humana, serve para abrir portas e amenizar dores”, declarou o presidente da Ioepa, Aroldo Carneiro.

Entre uma das mais importantes publicações paraenses da editora relacionadas ao tema, Aroldo Carneiro destaca a obra “Antologia Poética do Prêmio Dalcídio Jurandir e Poemas Complementares, que reúne poesias de autores paraenses contemplados no I Edital Literário Prêmio Dalcídio Jurandir, lançado em 2021, na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém. “O edital tinha o objetivo de chegar ao escritor do interior e possibilitar a publicação do seu livro”, acrescentou ele.

Um dos autores contemplados, o poeta Igor Marques, natural de Benevides, afirma que o estado do Pará é um celeiro de artistas da palavra, “onde muitos não são lidos por falta de incentivo”. Segundo ele, que chegou a recitar sua poesia no dia do lançamento da obra, na Feira do Livro, é mais que necessário investir e incentivar a produção, publicação e circulação de obras.

Outro livro de poesia que também leva o selo da editora da Ioepa é “Passado em Revista'', de Jorge Amorim Marques. “A poesia  faz com que as viagens imaginativas dos leitores entrem em conexão emocional”, disse. 

Segundo ele, a criação de editoras públicas é de fundamental importância para o aparecimento e a emergência de novos talentos na área literária. Ele disse ainda ser importante aos futuros poetas “conversar com pessoas experientes nas áreas que tenham interesse em escrever, além de ler sobre assuntos que vai escrever, visitar lugares, conhecer melhor seu estado, sua cidade, seu bairro são pontos de partida para fontes de inspiração”, sugeriu ele.

A Editora Pública Dalcídio Jurandir conta ainda com outros livros de poetas paraenses em seu acervo, disponíveis para aquisição do público leitor e que abordam vários temas da realidade amazônica. “O livro e a literatura local, deve, a cada dia que passa, ser divulgado com mais apoio pelo poder público”, declara o poeta cordelista Apolo de Caratateua. 

Conheça algumas obras de poesia disponíveis na loja da Editora:

Gapuiando Sonhos na Ilha de Caratateua: escrito por Apolo da Caratateua contém poemas, versos e cordéis sobre a Ilha de Caratateua. A obra tem 73 páginas e custa 25 reais.

O Sal da Tua Boca: escrito por Rui Bastos e contém 57 poesias sobre amor. O livro tem 62 páginas e custa 10 reais.

Equinócio: escrito por J. Nélio Palheta apresenta um compilado de poesias sobre a vida, cultura e realidade amazônica. O livro contém 175 páginas e custa 30 reais.

Líricas Ribeirinhas e outras Margens: escrito por Cláudio Rendeiro, são várias poesias da vida em São Caetano de Odivelas e suas percepções. A obra tem 135 páginas e é vendida com o segundo livro de sátiras do mesmo autor, o kit custa 50 reais.

Romanceiro da Cabanagem: escrito por José Ildone, apresenta poesias que retratam a história da Cabanagem com uma breve síntese da história, fotos e mapas e diversas poesias. Tem 118 páginas e custa 10 reais.

Antologia Poética: vencedor do Prêmio Literário Dalcídio Jurandir da Ioepa 2019. Possui diversas poesias dos autores vencedores do prêmio. A obra custa 25 reais e tem 80 páginas.

Serviço: As obras da Editora Pública Dalcídio Jurandir estão disponíveis para venda na loja da Ioepa, localizada na Trav. do Chaco, 2271, bairro do Marco, entre Av. Almirante Barroso e Trav. do Chaco. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Texto: Viviane Tamyres