Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO SOLIDÁRIA

Hospital Materno-Infantil de Barcarena arrecada potes de vidro para o Banco de Leite

Iniciativa é fruto de parceria da unidade com empresa de navegação, a fim de fortalecer o aleitamento materno no Baixo Tocantins

Por Governo do Pará (SECOM)
17/11/2022 18h52

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) e a empresa Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós) realizam campanha para arrecadação de potes de vidro destinados ao armazenamento de leite materno. A ação solidária integra as ações do “Novembro Roxo”, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade.

A unidade de saúde, que pertence ao governo do Estado, é referência para gestantes e bebês de 11 municípios do interior paraense, sendo um dos cinco hospitais públicos com banco de leite humano, e o único que atende às demandas de pacientes da região do Baixo Tocantins.

Os frascos de vidro são essenciais ao armazenamento do leite doado aos recém-nascidos atendidos no HMIBA ação é uma iniciativa da empresa local, parceira da unidade, que atuará como ponto de coleta das doações até o final de novembro. Os frascos de vidro podem ser entregues de segunda a sexta-feira na Avenida Beira Mar, s/n, bairro Itupanema. As doações também podem ser deixadas, durante todo o ano, no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, localizado na Avenida José Pinheiro Rodrigues, 258.

“É necessário que seja frasco de vidro com tampa plástica, como aqueles de café solúvel ou maionese. Eles devem estar higienizados e em bom estado”, explica Renata Nunes Porto, coordenadora de Nutrição da unidade.

Banco de leite - Os frascos são essenciais para o armazenamento do leite recebido das mães doadoras do banco de leite do HMIB, que é destinado a bebês prematuros de baixo peso internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Materno-Infantil de Barcarena.

Criado em maio de 2019, o Banco de Leite do HMIB já contabiliza cerca de 800 doadoras, tendo arrecadado mais de 128 litros de leite e beneficiado mais de 700 recém-nascidos.

“O leite humano é o alimento mais completo para o bebê. Além da nutrição, ele proporciona diversos benefícios, como a diminuição da mortalidade infantil e prevenção de infecções, por exemplo, pelo coronavírus, por meio de anticorpos passados pela mãe”, informa Renata Porto.

“Essas ações extramuros são essenciais para garantir a continuidade dos atendimentos do nosso Banco de Leite Humano. Com essa parceria, conseguimos disseminar informações importantes sobre sustentabilidade, por meio de uma palestra na empresa parceira, e estimular os trabalhadores a contribuir com esse serviço, que é tão importante para os bebês da nossa região”, enfatiza Lorena Portal, diretora Assistencial do HMIB, acrescentando que “todos os cidadãos de Barcarena podem ajudar com a doação dos potes, e as mães que amamentam podem se tornar doadoras de leite. É um gesto solidário que salva vidas”.

Gerenciado pela Pró-Saúde desde sua inauguração, em 2018, o HMIB é a principal referência para gestantes de alto risco no Baixo Tocantins e o primeiro serviço da região a receber o Selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Locais para doação de frascos em Barcarena:

- Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós) – Avenida Beira Mar, s/n, bairro Itupanema.

- Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) – Avenida José Pinheiro Rodrigues, 258.

Texto: Samara Meni – Ascom/HMIB