Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'ILHAS LITERÁRIAS'

UsiPaz Icuí-Guajará sedia a 1ª Festa Literária de Ananindeua

A Fli Ananin debate "Gênero e Imaginário Social" em vasta programação, que prossegue até domingo (04)

Por Governo do Pará (SECOM)
02/12/2022 21h30

Exposição de livros da Editora Pública Dalcídio Jurandir no estande da Ioepa: incentivo à leituraO Complexo Esportivo da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), recebe a 1ª Festa Literária de Ananindeua - Fli Ananin, com o tema “Ilhas Literárias: Gênero e o Imaginário Social”, com exposição e venda de livros a preços populares, apresentação teatral, mostra de cinema, bate-papo, contação de histórias, oficinas, concurso de cosplay e outras atrações. O evento prossegue até domingo (04), das 09 às 20 h.

A 1ª Fli Ananin é uma realização da Secretaria da Mulher de Ananindeua, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Fórum de Enfrentamento da Violência contra a Mulher do Município de Ananindeua, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), entre outras instituições.Alunos e professores do Projeto SAAPECA na visita ao estande da IoepaO evento foi aberto na tarde de quinta-feira (1º) com apresentação da Orquestra Paraense de Cinema, mostrando um repertório de trilhas sonoras de filmes de sucesso, como Jurassic Park, O senhor dos anéis; Thor: o mundo sombrio e Homem-Aranha.

Leila Márcia, secretária da Mulher de AnanindeuaLiteratura e tecnologia - Segundo a secretária da Mulher de Ananindeua, Leila Márcia, o momento é importante por “reunir pela primeira vez todos os amantes da literatura e das novas tecnologias, com mesas-redondas debatendo o incentivo à leitura e como levar para a escola o incentivo ao conhecimento, interagindo também com vários autores sociais, e especialmente com a juventude”.

A secretária informou que a 1ª Fli Ananin surgiu da necessidade de discutir a literatura, a arte e o conhecimento dentro da perspectiva de gênero. “No primeiro dia enfatizamos a questão da mulher na literatura, com mesas-redondas e debates. Teremos o encontro das ilhas literárias, que busca trazer a mulher urbana, quilombola e ribeirinha com literatura escrita, e também com outras linguagens. No último dia vamos fazer um link com as linguagens, com o universo geek, interagindo com a mulher jovem”, acrescentou Leila Márcia.

Aroldo Carneiro, da Ioepa: acesso à literatura paraenseO titular da Ioepa, Aroldo Carneiro, destacou a iniciativa da Secretaria da Mulher de Ananindeua de levar o primeiro evento literário para um importante espaço recém-entregue pelo governo do Estado à comunidade do entorno. Ele disse ainda “que esses espaços possibilitam a realização de diversas atividades para a população”.

A Ioepa, afirmou o presidente, está à disposição de iniciativas que incentivam a literatura no Estado. “Estamos presentes nas principais feiras e festas literárias do Estado, sempre levando as publicações mais recentes da Editora Pública Dalcídio Jurandir, para que todos tenham acesso e conheçam cada vez mais a literatura que os escritores paraenses estão produzindo”, disse Aroldo Carneiro.

“Essa feira é um pontapé para movimentar a literatura no município, e espero que seja o primeiro de grandes eventos literários que possamos realizar, que Ananindeua possa ser um celeiro reconhecido e o Estado do Pará descubra o potencial da literatura paraense e os escritores possam ter sua obra publicada em todo o País”, disse Rodrigo Moraes, secretário de Habitação de Belém, que representou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Flauta de Bambu, obra de Haroldo Maranhão, em exposição ao estande da Imprensa OficialProgramação - Neste sábado (03) haverá debates sobre “A valorização da cultura quilombola e ribeirinha” e “A importância dos movimentos sociais: a história e a literatura”; performance literária da Biblioteca Pública Arthur Viana; A construção de leitores futuros: desafios sob as novas tecnologias; teatro de bonecos e atração cultural Ciranda, do Grupo Mocoham.

À tarde a programação oferece sarau encantado; teatro mudo; mesa-redonda “Mulheres na ciência: desafios e conquistas”; contação de histórias; peça teatral “As mulheres do Campo”, uma história de luta e resistência, do Centro Cultural Rosa Luxemburgo; debate “O papel da escola nas relações de gênero e suas consequências”, com as professoras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Cristiane Ribeiro e Sandra Alves e outras atrações.

Serviço: 1ª Festa Literária de Ananindeua - Fli Ananin prossegue até domingo (04), das 09 às 20 h, na UsiPaz Icuí-Guajará. Entrada franca.

Texto: Ascom/Ioepa