Em Belém, Hospital Ophir Loyola destaca atuação do farmacêutico na oncologia
Programação abordou a contribuição do profissional na equipe multiprofissional e as ações na recuperação da saúde dos pacientes
O Hospital Ophir Loyola promoveu, nesta terça-feira (2), a palestra “Organização e Prática Profissional Farmacêutica no âmbito da oncologia". A programação abordou a atuação e a contribuição do profissional farmacêutico dentro da equipe multiprofissional. Também foram discutidas as ações indispensáveis à atenção farmacêutica na promoção e recuperação da saúde dos pacientes, por meio do gerenciamento dos medicamentos antineoplásicos.
“O nosso papel é desenvolver uma prática clínica farmacêutica centrada no cuidado integral, bem como validar a prescrição e os protocolos estabelecidos, a fim de preservar as características dos medicamentos em conformidade com as técnicas de biossegurança”, informou a responsável técnica pela farmácia do HOL, Annie Oliveira, que também é presidente Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.
A profissional destaca ainda a importância do acompanhamento do paciente com o intuito de garantir o uso racional do medicamento e a orientação quanto às informações sobre as prescrições, de maneira clara e efetiva.
“A atuação farmacêutica é imprescindível para garantir que os procedimentos sejam realizados de maneira adequada, conforme indicação e posologia, desde a manipulação do medicamento quimioterápico até o acompanhamento do paciente no consultório farmacêutico. Hoje, estamos repassando a estudantes e residentes da área informações técnicas e competências necessárias para atuarem em um hospital de alta complexidade em oncologia ”, explicou.
O hospital possui sete farmácias localizadas na unidade de atendimento imediato (UAI), centro cirúrgico, quimioterapia, ambulatório , UTI, farmácia central , central de abastecimento farmacêutico e material Técnico, atendendo medicamentos padronizados por intermédio da Comissão de Farmácia e Terapêutica que estabelece medicamentos selecionados a partir do perfil epidemiológico e critérios terapêuticos do hospital, em consonância com a Anvisa e a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Ministério da Saúde.
Integrante da equipe multidisciplinar, o farmacêutico atua nas diferentes etapas da assistência farmacêutica incluindo a manipulação, gerenciamento dos fármacos utilizados e manejo das eventuais reações que possam surgir durante o tratamento farmacoterapêutico.
